Patos/PI: 8ª Conferência Municipal de Saúde discute “Reorganização dos serviços de saúde pós-pandemia”

Promover o debate entre população e gestão para elaborar propostas de melhoria na saúde pública de Patos do Piauí foi o objetivo da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19.abr) no auditório do Cras, com o tema: Reorganização dos serviços de saúde pós-pandemia”, promovida pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, da secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa, presidente da Câmara Municipal, vereadora Taninha Dias, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Dias, veerador Wilson Vieira, secretária municipal de Assitêmcia Social, Franciana Santana, secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho, da representante dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, Thalita Vieira,  representante do STR/Patos, Moacir José, representando os ACS’s, Zacarias, coordenadora do Cras, Franscisca da Conceição, coordenadora do Nuca,  Diva de Fátima, representante da UBS do povoado Cajueiro, Fabiana Silva, palestra da conferência, Kainã Mendes, servidores, profissionais da Saúde e da comunidade patoense.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Dias, abriu a 8ª Conferência Municipal de Patos do Piauí.

Auzeni Costa, secretária municipal de Saúde, falou da importância da conferência para o município.

“É essencial que em ocasiões como esta, nós nos reunamos para discustir com a participação social, sobre as políticas públicas do nosso município. No caso de hoje, sobre um tema tão importante que é a ‘reorganização dos serviços de saúde pós-pandemia. Vamos aproveitar este momento, este espaço, para que junto possamos reafirmarmos o compromisso com a cidade de Patos.”

Após cumprimentar os integrantes da mesa de honra e os demais participantes da conferência, o gestor do município, Joaquim Neto, disse que a iniciativa contribuirá substantivamente para a melhoria da saúde do município.

“Hoje é um dia muito importante para Patos. Democraticamente vamos debater e apresentar as melhores propostas para o futuro da nossa cidade diante da pandemia que assola não só o nosso município, mas os demais municípios do Piauí e do Brasil. Com as propostas aprovadas aqui, que serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional, estaremos construindo uma saúde melhor para cada patoense”, disse.

A conferência contou com palestra magna que foi ministrada pelo enfermeiro Kainã Mendes, que explicou.

“A conferência serviu para apresentar a comunidade em geral todos os serviços que a gestão disponibiliza para população e de forma bem suscinta. Propor estratégias para reorganizar os serviços após esse período de pandemia que a gente passou e  a participação é importante para pra formular as propostas a serem implementadas pela gestão nos próximos quatro anos. Lembrando que a conferência de saúde ela é o pontapé inicial para elaboração do Plano Municipal de Saúde, que é justamente o documento que vai servir de base pra o gestor executar os serviços nos próximos quatro anos”, concluiu.

A programação contou a formação de três grupos que discutiram e elaboraram propostas que serão levadas para a conferência estadual.

Mais imagens do evento:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *