Câmara de Patos do Piauí aprova projeto de lei e quatro requerimentos

A Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou durante a sessão do sábado (14.mai) o Projeto de Lei nº 003/2022 de autoria do poder Executivo que regulamenta a aplicação de agrotóxicos próximos aos locais especificados no município.

Também de autoria do Poder Executivo foi apresentado o Projeto de Lei nº 004/2022-Ldo, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Execício Financeiro de 2023, que segue para análise das comissões permanentes da Casa.

Durante a sessão foram aprovados quatro requerimentos de autoria dos vereadores, Chico de Oseias (Progressistas), Wilson Veira (PSD) e Helim (Progressistas).

RELACIONADAS

Patos-PI: vereador Chico de Oseias solicita colocação de telas na quadra do povaodo Cajueiro e reativação do poço tubular da Chapada Palmas

Patos-PI: vereador Helim solicita instalação do sistema de TV do estado no município

Patos-PI: vereador Wilson solicita abertura de agência da Caixa Econômica Federal no município de Jaicós

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Chico de Oseias (Progressistas).

“Graças a Deus estamos a cada dia melhorando o desempenho do município, isso é importante tanto para nós, quanto para os nossos munícipes. Quero agradecer parabenizar o prefeito Joaquim Neto, o qual eu pedi nessa Casa para que ele colocasse iluminação na entrada do Cajueiro, aonde termina e essa semana foi concluído, esta iluminado, está claro. Obrigado prefeito!”, reconheceu.

O vereador fez outro pedido e relatou: “Eu queria fazer aqui um pedido ao prefeito, se for possível. Eu não sei, vou até me informar, se é direito da prefeitura ou é da própria empresa de energia, a Equatorial. É sobre a iluminação desses bairros novos. No caso da água, se  for começar uma casa em qualquer lugar,  eles vão lá e ligam, você paga mensalmente.  A energia deveria ser igual. Aquelas casas dos projetos não foram entregues até hoje, as pessoas tão lá no escuro, porque a energia não foi ligada. Quem tem condições de fazer particular fez, quem não tem é um negócio injusto aquilo alí. É uma situação chata e humilhante, você vê o vizinho com energia e você não tem. Peço ao prefeito que olhos com bons olhos o que eu estou dizendo aqui”, enfatizou Chico de Oseias.

O vereador Helim (Progressistas) fez um pronunciamento de cobranças.

“Em Patos nós temos dois matadouros e não tenho nenhum. Eu ontem tirei o dia pra andar na cidade, é o meu papel de vereador, independentemente de ser da base ou não ser, somos fiscais do município. Eu tive aqui nesse matador e digo uma coisa, com toda certeza o cidadão que entrar naquele matador, a questão de higiene não existe, você não compra um quilo de carne. Infelizmente essa é uma realidade nua e crua que já deveria ter sido feito alguma coisa. Se não foi feito na gestão anterior, tudo bem, mas agora é outra gestão. Então eu levanto essa questão vereador Wilson, eu acho que hoje, se fizer lá uma  mínima reforma, tem estrutura, mas tá tudo quebrado. É uma uma cobrança que eu tinha que fazer e estou fazendo e vou cobrar da autoridade máxima do município, que é o nosso gestor. Ele é prefeito meu e de todos. E também vi a questão daquele açougue que caiu também, que é um bem público, mas que ninguém se manifestou para fazer algo. E digo: se chegar a um canal de televisão, o gestor vai ter sérios  problemas”, alertou.

O vereador Wilson (PSD), líder do prefeito na Casa Legislativa, respondeu às denúncias do vereador Helim.

“Em relação ao matadouro eu lhe digo, porque eu acompanhei pessoalmente o engenheiro, acho que algumas coisas são hipocrisia, pois vi no começo da primeira gestão do prefeito Agenilson, o maior foguetório naquele matadouro, na inauguração, e em nenhum momento, nenhum dia ele funcionou. Passaram-se oito anos e ele não funcionou.

Aquele matadouro foi inaugurado pelo prefeito Agenilson. Acho  que algumas coisas temos que ter prudência na hora de falar, porque foi inaugurado e não funcionou nem um dia,  nem um momento, nenhum minuto, nem um segundo. E a prefeitura não vai mexer lá, porque o matadouro está com problema seríssimo com a empresa, porque nunca foi entregue. Tá feito o projeto, que eu acompanhei o engenheiro Samuel de Caridade, eu e o prefeito fomos lá ver  a viabilidade de reforma e o nosso gestor está em busca da demanda financeira junto com aos nossos representantes”, explicou Wilson.

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) disse que a situação do matadouro é precária, que o prefeito tem conhecimento e  pretende resolver o problema.

“Fu chamado na casa de Joaquim, do prefeito, ele pediu para colocar duas carradas de areia lá, que ia fazer uma reforma, e eu fui lá e coloquei a quantidade de areia. Depois ele me disse que foi lá ver como estava a situação. Ao ver a situação me disse que era triste e precária e que o município não tinha recurso para resolver o problema, iria atrás deste recurso”, e ao finalizar disse “vereador Wilson, eu acho que o matadouro só foi inaugurado naquele tempo para fazer me´dia política.”

Última a discursar a vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD), iniciou lamentando as perdas no município.

“Dona Maria José, i vizinha da gente,  quero deixar meus sentimentos a todos os familiares; José Hélio de seu Jorge que eu tive a oportunidade de visitá-lo o ano passado, quero deixar meus sentimentos a todos os familiares; a nossa ex-professora, aposentada, Francisca Isabel, tia do assessor jurídico aqui da casa, deixar meus sentimentos em nome dele estender a todos os familiares dela; dona Nelita, deixar meu sentimento a família Vila e o Raimundo do Poço do Boi, deixar meu sentimento a todos os familiares, especial a dona Elza”, e deu continuidade ao pronunciamento “quero começar aqui relatando os requerimentos. Parabéns a todos, foram de grande valia, espero que sejam realizados. Foram pedidos aqui,  a questão dos calçamentos, alguns já´estão com as pedras, prestes a fazer o conserto. Aqui, eu muito cobrei sim, na gestão passada. Muito! Inclusive nas ruas que eu visito como agente de saúde. Aquele lá da rua de Chico Zé de Pedro, muito eu cobrava, nunca fui atendida. Na hora que o prefeito Joaquim Neto entrou foi uma das coisas que eu pedi a ele, quando tivesse arrumando que fosse o primeiro a ser consertado, ele consertou como em outras ruas.

A pouco tempo falei com ele também a respeito dos que estão já para serem consertados, ele me disse que já estava providenciando.

Quero falar aqui a respeito das casas que o vereador Chico de Oséias falou, que estão sem energia. É um problema recorrente e é até desumano no século que nós estamos, ainda haver casas, pessoas sem poderem fazer uso da energia elétrica, até porque como ele disse, a  empresa deveria se empenhar mais até porque ela vai lucrar com isso. Então se for de responsabilidade, precisar de uma força tanto da Câmara como do Poder Executivo, é bom que se faça isso, que possamos recorrer lá e fazer essas cobranças, porque realmente não é justo as pessoas ficarem sem energia sendo que na cidade tem, tem no povoado, nada mais justo do que todo mundo fazer uso energia”, disse.

Taninha discorreu sobre outro assunto abordado na sessão.

Com esse problema de dengue e chikungunya, eu nunca vi na história de Patos a situação que está acontecendo dentro da unidade de saúde.

Sabemos que nós não temos hospital no município, não há recursos para que ela funcione como hospital. Somos três equipes de saúde na família, temos a sorte de até o momento termos o doutor Alex que é do programa, que acho que em breve infelizmente estará saindo, não vai mais demorar porque tá chegando o tempo e com isso vamos perder bastante. Porque o programa exige que Estratégia de Saúde da Família tenha um médico, como os demais funcionários, e que atuem naquele horário. Sabemos que acabou o horário, acabou o atendimento, não temos hospital aqui. Só que quando há uma urgência, eu acho que nunca ficou ninguém que peça uma ambulância ou um carro pra ser conduzido a Jaicós ou Picos, que não tenha sido atendido. Então houve um paciente que já havia aí outras vezes, por conta que o doutor Alex tem a quantidade, mas ele atende o dobro, talvez o triplo, até fora do horário e esta paciente chegou lá, não chegou nem a falar com a recepcionista, apenas soube que já havia terminado as fichas e ela entrou em contato comigo, falando mal com palavrões em baixo escalão com o prefeito. Acho que não é desta forma que a gente consegue ser atendido se está com necessidade. Então, se falasse direitinho, seria mais fácil que o doutor Alex tinha a humildade, como ele tem, que eu sei que ele tem, de atender até mais do que é permitido.

Hoje mesmo eu vi uma reportagem que o Hospital Regional de Picos está com 80% dos leitos ocupados com as pessoas com dengue ou chikungunya. Imagine o PSF aqui, que no dia do óbito do Raimundo do Poço do Boi, eu estava lá, eu havia levado umas pessoas que estava também sentindo, estavam com febre, levei para ser atendida, e lá todo mundo quem era de uma função, saiu da sua função para ir ajudar,  porque era pessoa sentada numa cadeira, era nas macas, era na sala de fisioterapia, era nas camas, todo mundo tomando soro, inclusive a medicação. Tem dias que está no ponto até de faltar. Até pai mesmo já comprou por por conta própria dipirona em Paulistana, para não ver faltar. O pessoal tão explorando tanto que já estão vendendo uma dipirona a dez reais, porque não se encontra mais, isso tá acontecendo não é só aqui, é do modo é geral.

As pessoas deveriam ter mais compreensão. O Dr. Ozanam voltou,  ele estava afastado. Na época desde do mandato do doutor Agenilson que ele ficou muito tempo afastado, ele retornou, só que ele tinha muitas licenças e o prefeito Joaquim Neto concedeu uma licença premium a ele, e ele ficou três meses afastado com mais um mês de férias. Ficou afastado, mas já retornou as suas atividades e quando ele não estava foi contratada a doutora Mirele. Tem também outros médicos que às vezes se encontram no sábado, que também sabemos que não é obrigatório num sábado, mas quando a gente sabe que a nossa cidade tem um povo carente e que muita gente vem a feira, outros estão precisando realmente de passar no médico, e é feito todo esforço para que não falte. Eu só tenho que agradecer ao Doutro Alex, como os outros profissionais, que Deus dê sabedoria e paciência porque não está sendo fácil. Pedir a Deus também que afaste não só da gente aqui, mas de todos as outras cidades, esse terrível mosquito que muito tá deixando as pessoas doentes, inclusive elas tem que retornarem, muitas delas para fazerem um acompanhamento com fisioterapeuta por conta das sequelas, e infelizmente é isso que tá acontecendo no momento, pedir a Deus que dê um um jeitinho lá de cima e nada mais a tratar”, e encerrou a sessão.

Imagens:

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais