Jaicós: Secretaria Municipal de Assistência Social realiza no domingo (12) evento em alusão ao Junho Violeta “combate à violência contra a pessoa idosa”

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza no domingo (12.jun) às 18h no Calçadão josé Ligório, no bairro Serranópolis, um evento em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa.

O vento tem iníco às 18h com a fala da secretária municipal de Assistência Social, Oziana Oliveira.

Às 18h15m o professor Jairo Costa comanda os idosos com a Capoterapia.

Junho Violeta: um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima; grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

A nossa ferramenta para enfrentar, sensibilizar, coibir e amenizar esse sofrimento é a conscientização da sociedade como um todo. Este é o objetivo do Junho Violeta, um mês de reflexões e de celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/06), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.

Hoje é dia mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais