18 DE MAIO- Reunião define programação da caminhada contra o Abuso de Crianças e Adolescente e da Luta Antimanicomial em Jaicós

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (08.maio) na sala do CMDCA, no prédio da Secretaria  Municipal de Assistência Social em Jaicós, definiu a programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também do Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrados em 18 de maio.

A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social, Karoline Meneses, presidente do CMDCA, Arlete Dias, Malvina Freitas, coordenadora do NASF que representou a Saúde do município, Coordenadora do CAPS, Augusta Laezia, psicopedagoga do CAPS, Jaissa Freitas, Vanda Reis, coordenadora de Ensino dos anos finais que representou a Educação Municipal, conselheiras tutelares: Dilma Pereira (coordenadora), Leonice Nascimento e Edinéia Carvalho; diretora da Escolinha Pequeno Polegar, Rosângela Silveira, coordenadora do CRAS, Anunciação Crisanto,coordenadora do CREAS, Larisse Dias e demais profissionais que integram a Assistência Social do município.

Ficou definido entre os participantes da reunião que no dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também do Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes,  será realizada uma caminhada  com início às 16h em frente ao CREAS no bairro Serranópolis, percorrendo a avenida engenheiro Ribeiro Gonçalves, passando pela avenidas desembargador João Mota e Chagas Rodrigues em direção a Quadra Poliesportiva Geraldo matos Silveira, centro da cidade.

Durante a caminhada serão realizadas três paradas, onde serão abordados dados e informações sobre a Luta Antimanicomial e também de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A primeira parada será na avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, bairro Serranópolis em frente ao Bar do Tadeu. A segunda parada será na praça Geraldo Lélis, próximo à Câmara Municipal e a terceira e última parada na Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira, também centro da cidade.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

SOBRE O  DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuáriosios do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais