Prefeitura de Jaicós divulga programação da campanha Maio Laranja

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulgou nesta sexta-feira (5.mai) a programação da Campanha “Maio Laranja”, que alerta para a Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As atividades tem início na terça-feira (9.mai), com uma roda de conversa no CCI, voltada para os adolescentes do NUCA e os pais dos usuários do SCFV e Criança Feliz, com o tema “Violência Sexual” e será ministrada pelos profissionais do CREAS. A roda de conversa tem por objetivo informar e conscientizar sobre a necessidade dessa proteção do público infanto-juvenil.

Confira a programação:

Dia 09 de maio- Abertura da Campanha com uma roda de conversa no CCI com os adolescentes do NUCA, e os pais dos usuários do SCFV e Criança Feliz.

Dia 10 de maio- Início de distribuição de informativos nas escolas com os técnicos do Creas e Conselho Tutelar.

Dia 18 de maio- Entrevista na rádio com o Assessor Jurídico do CREAS, Dr. Pedro Henrique, a estagiária de psicologia do CREAS, Evelayne Reis e a Conselheira Tutelar, Leonice.

 Encerramento da Campanha com caminhada às 16h.

 

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja. A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais