Veja o que foi debatido e aprovado na sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Presidida pelo vereador Marlon Costa (PSD), a Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado (13.mai) mais uma sessão ordinária, que contou também com a presença dos vereadores, Wilson Vieira (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Antônio Rufinho “Tonhão” (PP), José Hélio “Helim” (PP), Chico de Oseas (PP) e a vereadora Luzitânia Dias a “Taninha (PSD).

Durante o primeiro expediente foram a presentados três projetos de leid e autoria do Poder Executivo Municipal.

O primeiro foi o que institui a logomarca da Escola Comunitária Municipal Pedro Crisanto.

Já o segundo Projeto de Lei apresentado é o que dispõe sobre a Lei de  Diretrizes Orçamentárias para o exercíco financeiro de 2024.

Durante a sessão o pleno da Casa aprovou também aprovou a Moção de Aplausos nº  001/2023, de autoria dos vereadores, Marlon Costa (PSD) e Wilson Vieira (PSD) em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo major Lindomar Félix dos Santos, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulistana-PI.

No segundo expediente os vereadores foram à tribuna, onde abordaram vários assuntos.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Wilson Vieira (PSD) começou felicitando os envolvidos na festa do aniversário de Patos.

“Quero parabenizar todos os envolvidos na festa de aniversário da cidade, muito bem organizada. Eume sinto também participante, ajudei também na organização, mas sem estar na linha de frente diretamente, e dizer que foi a maior festa de aniversário da cidade de Patos.

Dizer também que está sendo conluída a recuperação da estrada do Vajueiro, e espero que fique a altura do que merecemos, com qualidade para evitarmos acidentes.

Informo que dia cinco a Secretária de Educação realizou aqui nessa casa, uma reunião de capacitação e formação para os professores, visando melhorar a qualidade de ensino.

Deixor aqui meus sentimentos para a família de seu Chico Honorato. e a família de Dona Constantina.

Por último, deixo meus parabéns para as mães, em nome de minha esposa, que recentemente teve mais um filho, o Mathias, e estender os parabéns à minha mãe a todas as mães do nosso município.”

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) inicious e reportando à sessão anterior.

“Na última sessão estávamos pedindo a Deus para que os festejos acontecessem em paz, a festa de aniversário da cidade e hoje estamos aqui para agradecer a Deus por ter ocorrido tudo dentro do programado. Tudo ocorreu em paz e só temos a agradecer a Deus por isso.

Quero deixar meus pesares para a família de Chico de Honorato e também da dona Constantina, que nos surpreendeu com seu falecimento. Em nome de seus filhos quero deixar meus votos de pesar para os demais familiares e amigos.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) começou agradecendo.

“Em primeiro lugar, como sempre, agradecer a Deus por estarmos mais uma vez nesta casa, e dizer da gratidão que fiquei, acredito que todos nós. Uma festa daquele porte, uma festa muito grande, bonita e muito bem organizada, e ter ocorrido em paz, graças a Deus.

Quero falar a respeito do falecimento repentino de Constantina, mãe de Dalva, e deixar aqui meus sentimentos a todos os familiares.

Para para todas as mães patoenses, em nome da minha mãe Teresinha Dias, eu desejo feliz Dia das Mães e pedir a Deus que eu tenha oportunidade mais e mais, de passar esse dia com meu filho, que há muitos anos eu não passo. Só tenho a pedir a Ele que nos dê saúde  e felicidade para que possamos alcançar esse dia juntos.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) começou por felicitar as genitoras.

“Quero parabenizar pelo dia das Mães” A mãe sempre em primeiro lugar. Infelizmente não tenho minha mãe, mas a gente nunca esquece da pessoa mais importante da nossa vida.

Também quero parabenizar pela festa  de aniversário de nossa cidade. Foi uma festa bem organizada e parabenizor o prefeito também. Acredito que essa festa ficou para história de Patos do Piauí.

Também quero lamentar a morte da sogra do meu amigo Ozanam, deixar meus pêsames e também para família de Chico Honorato.

E por último quero agradecer pelas chuvas que caíram no nosso município, que a gente não esperáva.”

O vereador Chico de Oseas (PP) falou inicialmente sobre a revitalização da PI que liga a BR-407 ao povaodo Cajueiro.

“Fui um dos vereadores que cobrei muito a questão da manutenção da PI e agora estou aqui parabenizando pelo esforço. Foi feito lá atrás a operação-tapa buraco e observei que está sendo feito a saída das águas. Está sendo muito bem-feito.

Parabenizar aqui a todas as mães do nosso município, em nome da minha mãe Sílvia e minhas irmãs, e pedir a Deus que dê muitos anos de vida à todas as mães do nosso município.

Quero também fazer uma cobrança em relação as máquinas. Já faz algum tempo que as três máquinas não estavão funcionando. Se eu estiver errado, me corrija, e também falar sobre o poço da Chapada da Palma que já faz três anos sem solução. As pessoas sempre cobrando, então gostaria de ter uma resposta sobre isso.”

O vereador José Hélio o “Helim” (PP) começou falando sobre as perdas humanas no município.

“Francisco Honorato, conhecido como Chico Honorato, uma família muito grande. Quero dar meu voto de pesar para os familiares. A sogra do nosso amigo Ozanam, dona Constantina, uma família muito grande também. Uma perda inesperável.  Deus que o consoleo os Familiares.

Quero também parabenizar todos enfermeiros do Brasil pelo Dia do Enfermeiro que foi no dia 12. No dia 20 será o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, e dizer que eles estão de parabéns por alcançar um objetivo tão difícil,  que foi esse piso salarial.

Quero também parabenizar pelo Dia das Mães. À minha mãezinha Raimunda da Silva Santos, a minha esposa Rosa, que sejam muito felizes nesse dia importante.”

Eu ouvi aqui atentamente o pronunciamento de todos os vereadores e falaram da festa, muito bonita, só que na minha visão, eu achei um valor muito alto, a questão da prefeitura dessa 0.6, disponibilizar um valor R$ 280 mil reais. Eu sei que é uma estimativa. Mas como é uma estimativa, a gente só vai saber o que foi gasto em uma festa dessa, quando lançar a nota fiscal que vem pra esta casa.”

Último a se pronunciar na sessão, o vereador Marlon Costa que preside a Casa, inicialmente falou sobre os serviços da PI que dá acesso ao povaodo Cajueiro.

“Esse ano a gente fez um serviço mais adequado, não está finalizado ainda, mas está sendo concluído. A questão das crateras que tinha por lá, onde o pessoal está fazendo as canaletas para a água sair. Cobrei do prefeito para estar sempre acompanhando.

Quero aqui também parabenizar a toda a organização da semana de eventos que finalizou com a festa. Eu particularmente não fiz parte da organização. Havia cobrado que tivesse segurança suficiente para que a população se sentisse à vontade para curtir a festa. Graças a Deus foi bem organizado e parabenizar a toda equipe e o prefeito.

Ressaltar aqui a questão de valores. Apesar da estimativa ter dado esse valor, mas não foi gasto isso, os gastos dão em torno de uns R$ 70mil, porque se fosse para dar esse valor, era sem sentindo pelas dificuldades que o município está passando. Uma festa desse porte só se faz com o apoio do governador e dos deputados.

Quero deixar aqui também meus parabéns para todas as mães patoenses e de todo Brasil, em especial à minha mãe e a minha esposa. Que elas sejam sempre felizes! Eu tenho esse privilégio de ter a minha mãe e que dure por muitos e muitos anos.”

Por Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais