Saúde com Agente: Prefeitura de Jaicós promove formatura dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Capacitar para prestar um serviço qualificado. Esse é compromisso maior da Prefeitura Municipal de Jaicós com a saúde. Nesta sexta-feira (11.ago), 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Combate a Endemias (ACE’s) receberam os certificados do curso técnico do programa “Saúde com Agente”.

A solenidade de formatura da turma foi realizada pela Secretaria de Saúde do município, no Espaço Dantas e Viana, no bairro Serranópolis. Os profissionais receberam a certificação técnica e estarão ainda mais capacitados para a realização do trabalho diário junto à comunidade.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A Mesa de honra do evento contou com a presença do prefeito Neném de Edite, vice-prefeito Weslly Bispo, secretária municipal de Saúde Audeli Coutinho, Coorednadora da Atenção Básica de Saúde, Patrícia Silva, Coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária de Moura “Mara”,preceptoras do curso em Jaicós, enfermeira Gabriela Batista e Rejane Maria dos Reis Santana.

Várias outras autoridades também prestigiaram o evento, como o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Ednaldo da Farmácia; o Procurador Geral do município, Dr. Guilherme Bento; secretários municipais, Deusmar Costa (Gabinete); Lindon Jhonson Viana (Finanças); Oziana Oliveira (Assistência Social); Deoclécio Barros (Agricultura); Elias Pereira (Obras) e Lázaro Reis (Adminsitração), vereador Jessé Gonçalo; vereadoras, Mocinha, Sirlene Lopes e Franscisca de Manim.

Receberam os certificados, Alzira Maria da Silva, Angela Maria Pinheiro de Oliveira, Cimeire Maria de Carvalho Sousa, Edinalva Helena de Sousa, Geysa Carvalho Silva, Josefa Constantina da Costa, Jucélia do Nascimento Lima Rodrigues, Juracilda Ribeiro Pereira Veloso, Laerte Costa de Oliveira (ACE), Lucimar Constantina da Costa, Maria das Graças  Morais  Lima, Natanael de Carvalho (ACE), Sueleda Bernardina Veloso e Zeneide Carmelita de Paiva.

A secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, parabenizou  os aAgentes pela qualificação e falou sobre a origem do programa. 

“Para apoiar os estados e os municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), instituiu o Programa Saúde com Agente – programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

O Programa Saúde com Agente  busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.”

Jucélia do Nascimento Lima Rodrigues, foia  oradora da turma.

“Primeiramente agradecer a Deus por permitir chegarmos até aqui. Ao Ministério da Saúde por liberar este curso e a gestão em nome do senhor prefeito e sua equipe, por ter aderido ao Programa Saúde com Agente. Estamos imensamente gratos e felizes. A nossa tutora Rakel e preceptora Gabriela, nossa gratidão pelos ensinamentos.

Aos colegas ACS E ACE, dizer a vocês que não parem por aqui, que continue no caminho do aprender e aos que não fizeram, virá nova oportunidade e não deixe passar.

O momento é de felicidade e gratidão! Nosso muito obrigado a todos que fazem parte da gestão que continuem capacitando seus profissionais.”

O gestor do município, Neném de Edite, saudou as demais autoridades e convidados e falou da satisfação de participar da solenidade.

“Hoje, é motivo de alegria. Nós da gestão que estamos à frente do nosso município queremos parabenizar vocês Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias pela qualificação. Hoje, o Ministério da Saúde exige a cada momento, a cada dia, mais qualificação e hoje o SUS requer qualidade no serviço prestado à comunidade.

Que Deus ilumine a cada um de vocês, felicidades a cada um de vocês, parabéns por terem abraçado mais um desafio e conquistado essa essa qualificação.”

A animação da noite ficou por conta de Chgas Santos e Banda.

Veja todas as imagens:


Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais