Operação combate célula de facção no Piauí e em São Paulo

 Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) uma operação contra 18 suspeitos de integrar uma facção criminosa. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Teresina, Canto do Buriti, Flores do Piauí, Parnaíba, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e em alguns municípios do Estado de São Paulo.

De acordo com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a operação, denominada Rosa dos Ventos, busca combater a célula de uma facção criminosa com forte ação no interior do Piauí.

“Uma operação interestadual que visa desarticular uma célula de uma dessas facções criminosas que a gente vem combatendo, uma célula conhecida como disciplinas regionais, então são criminosos que pertencem a essa facção e que eles tem uma atuação e uma interação entre ele, alguns aqui do Piauí, como por exemplo esse que a gente prendeu aqui em Teresina, membros da cidade de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano e também em outras cidades do Piauí e em algumas cidades do estado do São Paulo. Então são criminosos que tem uma interação diária entre eles e que a gente já vinha monitorando”, explicou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.

O delegado Charles Pessoa acrescentou ainda que os alvos representam uma liderança da organização criminosa em cada uma das suas regiões, com o papel de disciplinar os faccionados, inclusive com participação no “tribunal do crime”.

“São indivíduos que tem uma função dentro da organização criminosa, inclusive de uma hierarquia superior dentro da estruturar piramidal, eles são responsáveis como se fosse para ter o controle dos próprios faccionados de cada cidade, de cada região e também por fazer algum tipo de julgamento de membros que de alguma forma deixam de obedecer os códigos de conduta dessas organizações criminosas e além também de coordenar assaltos, homicídios e o tráfico de entorpecentes. Indivíduos que exercem o papel de lideranças em cada uma dessas cidades e das regiões onde deflagramos essa operação”, destacou o coordenador.

Sobre as ações no estado de São Paulo, o delegado Charles Pessoa informou que essa facção criminosa surgiu na região e que esses suspeitos coordenam crimes aqui no Piauí.

“Essa facção criminosa que a gente está combatendo hoje surgiu no estado de São Paulo, tem ramificação em todos os estado do Brasil e esses indivíduos são de lá, mas com interação diária, utilizando esses aplicativos de mensagens para coordenar ações criminosas aqui no Piauí, mas em razão desse trabalho integrado, muito bem elaborado, hoje eles estão sendo presos e nós estamos conseguindo mais uma vez desarticular essa célula dessa facção criminosa”, pontuou o delegado Charles Pessoa.

op_1.jpegAscom/SSP

 

op6.jpegAscom/SSP

op5.jpegAscom/SSP

op4.jpegAscom/SSP

op3.jpegAscom/SSP

op2.jpegAscom/SSP

op_1.jpegAscom/SSP

op7.jpegAscom/SSP

 


Fonte: Rebeca Lima /Cidade Verde


ortal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais