2023 é o ano mais quente dos últimos 200 anos, afirma União Europeia

De janeiro a novembro, a média de temperatura global ficou 0,13°C acima do que foi registrado em 2016, ano até então recordista de calor.

Altas temperaturas e altos níveis de radiação solar. Se 2023 pudesse ser traduzido em uma palavra, ela seria “calor”. E isso foi atestado em números por cientistas da União Europeia. Nesta quarta-feira (06), a UE emitiu comunicado informando que 2023 é o ano mais quente já registrado nos últimos 200 anos. De janeiro a novembro, a temperatura média global ficou 1,46°C acima da média pré-industrial de 1850-1900 e 0,13°C acima de 2016, que era, até então, o ano recordista.

Os dados constam no Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus. Conforme a plataforma, novembro foi o mês mais quente registrado globalmente com uma temperatura média do ar 0,32°C acima do novembro mais quente anteriormente registrado, lá em 2020.

2023 é recordista em calor e altas temperaturas - (Fernando Frazão/Agência Brasil)Fernando Frazão/Agência Brasil

2023 é recordista em calor e altas temperaturas

No comunicado, a vice-diretora do Sistema Copernicus, Samantha Burgess, afirmou que seis meses e duas estações do ano em 2023 quebraram recordes de altas temperaturas. O outono boreal de setembro a novembro foi considerado o mais quente.

Trazendo para o contexto local, em Teresina, o B-R-O-Bró, que é tradicionalmente tido como a época mais quente do ano e compreende os meses de setembro a dezembro pareceu surpreender pela intensidade do calor e a demora na chegada da chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir em duas ocasiões alertas para aumento de até 5°C na sensação térmica devido às ondas de calor em alguns municípios piauienses.

Mas o que explica esse calor todo e os recordes de altas temperaturas? Especialistas dizem que existe um conjunto de fatores e o primeiro deles é de ordem natural. Para começar, o fenômeno El Niño, que é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico em sua porção equatorial, mudou completamente a dinâmica climática global. Soma-se a isso o fato de a última década ter sido marcada por uma escalada das temperaturas máximas.

Ondas de calor se tornaram mais frequentes em 2023 - (Jailson Soares/ODIA)Jailson Soares/ODIA

Ondas de calor se tornaram mais frequentes em 2023

É o que explica o climatologista Werton Costa.

“Todos os anos a gente vem tendo temperaturas acima da média e em 2023 atingimos um patamar máximo histórico, ou seja, mudanças climáticas que estão mais visíveis e perceptíveis, aumentando a intensidade e a frequência de desastres. As ondas de calor estão mais numerosas e intensas e elas tendem a se acentuar bastante no Brasil e no mundo”.

Werton CostaClimatologista
Werton Costa, climatologista, explica o recorde de calor em 2023 - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIA

Werton Costa, climatologista, explica o recorde de calor em 2023

O diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, Carlos Buontempo, acrescenta mais um fator preocupante para esse recorde de calor em 2023: a intensificação do aquecimento global. “A temperatura continua subindo, assim como os impactos das ondas de calor e das secas”, afirmou.

As ondas de calor, que costumavam ser fenômenos pontuais, parecem ter tornado mais comuns. De acordo com o climatologista Werton Costa, foram registradas de quatro a cinco ondas só em 2023. Do mesmo jeito, no mundo se observa com mais frequência a ocorrência de desastres naturais como grandes enchentes, tornados, furacões e secas severas.

E para 2024, o que esperar?

A resposta para esta pergunta é simples: pode se esperar mais calor para o ano que vem. É que 2024 pode vir a ser um ano mais quente que 2023, segundo o que informou a Organização das Nações Unidas (ONU) em comunicado emitido pela Organização Meteorológica Mundial ainda em novembro. A previsão é de que o El Niño dure até abril, pelo menos, e com isso, aumentam as chances de ocorrerem novas ondas de calor, secas mais severas e até mesmo inundações.

Fonte: Maria Clara Estrêla/Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais