Prefeito Joaquim Neto participa da abertura dos trabalhos da Câmara de Patos do Piauí para o segundo período legilslativo

A Câmara Municipal de Patos do Piauí retornou às suas atividades no sábado (7.ago), com Sessão Solene de abertura do segundo período legislativo de 2021, após o recesso parlamentar.

A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Luzitânia Dias (Taninha) e contou com presença do Prefeito Joaquim Neto (PSD), da secretária municipal de Saúde, Ausenir Costa, do assessor Jurídico da câmara, Dr. Juvanilson de Barros Santana e dos demais vereadores: Zuleide da Costa, Francisco Jose (Chico de Oseias),  Wilson Vieira, Francisco Evaristo (Sarrika) e Cornélio Edmundo.

O prefeito Joaquim Neto destacou ainda a relação institucional positiva do Executivo com a Casa de Leis. “O trabalho em conjunto com a Câmara resultará em grandes benefícios para os patoenses. Estamos trabalhando com lisura e transparência visando um município cada vez melhor para todos. Com esta relação de compromisso com nossos vereadores, nosso município irá avançar e se desenvolver cada vez mais, por isso quero agradecer aqui, a todos que votaram no primeiro semestre, nos projetos que nós enviamos a esta Casa Legislativa”.

Em seguida o gestor elencou as principais realizações da sua gestão no primeiro semestre de 2021. Veja:

  • Limpeza das ruas e poda das árvores (Patos e Cajueiro)
  • Funcionamento da UBS/Patos aos Domingos
  • Reorganização do setor de Fisioterapia da UBS/Patos
  • Adoção do Teste SWAB para detecção de Covid-19
  • Testes de covid-19 não faltaram de janeiro para cá
  • O município passou quase 30 dias sem registrar novos casos de Covid-19 (março) e 20 dias (de julho para agosto)
  • Comunicação e transparência / Redes Sociais com informações diárias / Boletins, vacinômetro e etc
  • Entrega de raquetes de palma, sementes de milho e feijão / mais de 100 famílias foram beneficiadas
  • Disponibilização de transporte para o ENEM
  • Após vários anos sem Garantia Safra, todas as parcelas já foram pagas
  • Educação: Implantação da Plataforma Digital (IEducar)
  • Recuperação e roço da PI-053 (liga a BR 407 ao Cajueiro)
  • Entrega de equipamentos auxiliares de locomoção (Fisioterapia – CEIR)
  • Entrega de mudas de caju (50 famílias beneficiadas)
  • Projeto Nascer Saudável (Programa Criança Feliz) – Entrega de Kits para Gestantes
  • Vacinação Acelerada (seguindo a SESAPI e o Ministério da Saúde)
  • A coleta de materiais para exames passou a acontecer também no Povoado Cajueiro
  • Perfuração e equipagem de Poços Tubulares na zona rural
  • 500 cestas básicas foram entregues na Semana Santa
  • Capacitações sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade (ICS Ecológico – com Selo)
  • Nova sede para a Secretaria de Educação, que foi retirada de dentro de uma escola
  • Aperfeiçoamento na Iluminação Pública
  • Merenda escolar (distribuição aos alunos)
  • Parceria com o Instituto Mota para Realização do Curso de Operador de Máquinas Pesadas
  • Até julho, todos os servidores receberam seus salários em dia
  • Pagamento de 50% do 13º dos Professores
  • Nova sala de vacina na UBS Cajueiro
  • Diversas ações realizadas pelos programas da Assistência Social
  • Adesão do município ao Selo Unicef 2021/2024
  • Filiação do município à AMVI- Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI)
  • Nova instalação elétrica na UBS Cajueiro
  • Recuperação das Estradas Vicinais e de alguns pontos em ruas da cidade
  • Assinatura de convênio para a aquisição de uma nova Ambulância para o município de Patos do Piauí
  • Novo Espaço Cidadão (equipagem do local e treinamento dos servidores).

A primeira a se pronunciar foi a vereadora Zuleide (PP): “Quero começar cobrando como a gente já vem cobrando desde antes do recesso, a questão do roço, porque já estamos em agosto e até agora nada. Quando a gente no início começou a cobrar eu ouvia dizer que estava demorando porque seria feito uma licitação. Depois, em outra sessão eu ouvi que o responsável pela licitação estava com covid,   por isso estava demorando. Porém, eu acredito que já tenha se curado e não entendo porque que nãos estamos vendo os roços ainda. Tem lugares que a situação está crítica, a gente passa de moto, eu ando muito de moto, e o mato bate no braço da gente”, raltou”.

A vereadora falou sobre a estardas vicinais do município: “Eu vi que arrumaram as estradas de areia. Também vieram me falar que dois pontos lá no Angical não haviam tirado direito a areia direito. Passei lá esta semana e confirmei que realmente tem os dois pontos. Os moradores já haviam se juntado por conta própria para tirar a areia na par, antes da máquina dá inicio aos trabalhos e a máquina passou por lá e não limpou. Os dois pontos ficam  entre a casa de seu Dário e a de Jusselino. Peço que verifiquem e que tomem as providências”, cobrou.

Zuleide cobrou também o conserto do poço da Chapada de Dandara que está quebrado. “É um dos poucos poços que é a óleo, né?!  Faz  mais de meses quebrado. Conversando com os moradores de lá, eles me disseram que o motor não compensa ajeitar, porque é velho e quebra direto e que vão tentar comprar outro motor usado para colocar lá. A sorte deles é que a caixa é grande, porém disseram que a água já tá quase secando, e, quando secar eles vão ficar sem água”, relatou.

A vereadora finalizou desejando um Feliz Dia dos Pais para os vereadores que são pais, em especial ao seu pai.

O vereador Chico de Oséias (PP) iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus por a pandemia da covid-19 está controlado em Patos e parabenizou o prefeito Joaquim Neto pela presença:Eu reivindicar aqui, mas tive a oportunidade de falar diretamente com o prefeito em relação as estradas. Sei que um pouco atrasado o serviço, mas ele me explicou os motivos”, e continuou “A reforma da PI que liga a BR-407 ao povoado Cajueiro, pararam pouco mais da metade. Fizeram mais da metade, principalmente o roço. Conversei com o prefeito e ele me disse que está tomando as providências. No demais, só quero agradecer e parabenizar todos so pais pelo seu dia”, finalizou.

O vereador Tonhão em seu breve discurso agradeceu a presença do prefeito Joaquim Neto, da primeira-dama Ausenir Costa, funcionários e vereadores: “Estamos inicaindo hoje o segundo período legislativo, graças a Deus, todo com saúde. Estamos de braços abertos para todos os projetos importantes que vierem para esta casa. Parabenizo as estrada que foram feitas. Os roços não começaram, mas o prefeito já explicou. Aproveito para felicitar os os pais pelo Dia dos Pais. Já não tenho mais pai, mas sou pai”, finalizou.

O vereador Wilson (PSD), líder do prefeito na Casa, agradeceu  a Deus pelo retorno dos trabalhos legislativos e relatou ações da gestão municipal: “A Secretaria de Assitência Social em parceira com o Governo do Estado do Piauí está realizando um busca ativa que vai beneficiar 35 familias com duas parcelas de 200 reais para as familias que vivem em situação de extrema pobreza. Fez adesão ao passe livre do idoso interestadual e relizou caminhada em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, levando informações às ruas da cidade pela conscientização pelo fim  da violência da mulher.

A Secretaria de Educação está fazendo um levantamento com pais, responsáveis e profissionais para saber o que ele pensam sobre a volta às aulas presenciais, remota ou híbrida. Está com um planejamento gradual da volta as aulas presenciais, por ser uma exigência dos órgãos competentes. A secretaria está articulada com a prefeitura e outros órgãos responsáveis da comunidade, para que essa possível volta às aulas seja de forma segura, dentro dos protocolos exigidos. A educação fará o lançamento do programa Volta ao Novo. Esse programa propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdo, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

Lançamento do Sistema Portabilis – A Portabilis ajuda os municípios a ter uma gestão mais precisa e eficiente, através do uso de tecnologia e dados, no intuito de melhorar o trabalho do dia a dia dos profissionais, é um sistema informatizado.

A recuperação das estradas e recuperação dos calçamentos da zona urbana, continuam.

Em relação a saúde, continuamos com as restrições para combater a Covid, avançando na vacinação

Na secretaria de Agricultura- no dia 05 de agosto, tivemos uma reunião para fortalecimento das cadeias produtivas, com o coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí , Sérgio Vilela, que teve como objetivo debater ações, mecanismos, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento das cadeias produtivas no município.

Está semana o prefeito e o vice prefeito estiveram  em Teresina, buscando recursos para o nosso município”, e concluiu “quero parabenizar a todos que dão sua vida para tornar a vida dos seus filhos, melhor.”

O vereador Sarrika (PSD) também agradeceu a Deus pelo retorno dos trabalhos da câmara e relatou: “Estive nesta semana em Teresina, juntamente com o prefeito Joaquim Neto e o vice-prefeito Luizinho,  em busca de melhorias para o nosso município. Estivemos reunidos com o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles e os deputados estaduais, Evaldo Gomes e Georgiano Neto. Acredito que muito benefícios virão para Patos”.

Ao concluir, Sarrika disse que os poços que o prefeito Joaquim Neto perfurou, em breve estarão abastecendo a população das comunidades beneficiadas: “No mais, quero desejar um feliz dia dos pais pra todos, principalmente para mim, que também que sou pai”.

O vereador Cornélio (PSD) enalteceu a  Deus pela permissão da abertura do segundo semestre lesgislativo e disse que durante a semana participou de uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura: “O vereador Wilson já relatou aqui, sobre essa reunião, para fortalecimento das cadeias produtivas, com o coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí , Sérgio Vilela, e pude perceber que o nosso município se encontra muito atrasado quando se fala em associação. Vamos ter que correr atrás para que possamos nos fortalecer neste sentido”.

Cornélio falou sobre a pandemia no município: “Passamos 20 dias sem registrar casos de covid-19, isso é bom, mas precisamos continuar obedecendo as recomendações e, creio que tudo só voltará à normalidade quando todo mundo for vacinado, o que deve ocorrer em breve, pois a vacinação está avançada”, e acrescentou: o setor da agricultura foi o mais atingido este ano, não tivemos um bom inverno. Tá muito difícil para o agricultor criar seus animais”.

O vereador finalizou parabenizando os pais patoenses pela passagem do Dia dos Pais, comemorado neste ano de 2021, no dia 08 de agosto.

A vereadora Taninha, que preside o Legislativo Patoense, iniciou seu pronunciamento parabenizando os pais: “Em nome do meu pai, o ex- prefeito Aluísio, eu parabenizo a todos os pais  do município e do Brasil e os colegas vereadores que são pais”.

Taninha relatou: Estivemos em Simões e Caridades acompanhando as a inauguração de algumas obras e fomos, o prefeito, a secretaria de Saúde, os vereadores,  Wilson e Marlon, oportunidade em que nos reunimos com o secretário estadual de Fazenda,  Rafael Fonteles, juntamente com os deputados Georgiano e Júlio Cesar. Foi uma oportunidade que tivemos de cobrarmos mais ainda o que Joaquim Neto já vem cobrando. O secretário de Fazenda assinou a ordem de serviço da estrada vicinal de Patos a Caridade vicinal. Por enquanto a gente não tem esperança de asfalto, mas pelo menos nos garantiram que a vicinal irá sair. Quero parabenizar o prefeito em relação ao conserto dos calçamentos, que era uma coisa que eu sempre estava cobrando. Ele me dizia que logo daria início e eu gostaria de pedir que acompanhasse todas as ruas e que seja feito o conserto em todas as ruas que tiverem precisando. Falar da vacinação  que hoje dará início a faixa etária de 30 a 34 anos, pegando algumas áreas, que por enquanto a vacina ainda não tem quantidade para o todo esse público, mas que na semana, provavelmente chegará para todas essas pessoas, com essa faixa etária de 30 a 34 anos. Quero agradecer a presença de todos. Fiquem com Deus”, finalizou.

Assista no vídeo abaixo a sessão completa:

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais