Patos do PI: Secretaria de Educação faz a abertura do programa “Volta ao Novo”

Na noite do último sábado (7.ago) a Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação em aprceria com o Instituto Airton Senna e UNDIME, realizou a abertura do programa “Volta ao Novo”- Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais nas escolas.

A cerimônia foi realizada no pátio da Igreja de São Sebatião e contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, da secretária municipal de Saúde, Ausenir Costa, secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho, secretário  municipal de Administração e Finanças, Cristóvão Júnior, articuladora do programa “Volta ao Novo”, Simone Martins, coordenadores e dezenas de professores da rede municipal de ensino.

A Articuladora do programa “Volta ao Novo”, Simone Martins Amorim Crisanto, abriu o evento dando as boas-vindas.

Um grupo de alunas da Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto, coordenado pela diretora Ostevania Damasceno, fizeram uma coreografia da música “Girassol”.

A secretaria municipal de Educação, professora Maria Sueli fez a acolhida: “Estamos aqui, hoje, para fazermos o lançamento deste programa que está sendo adotado com a finalidade de melhor acolher os professores no retorno das aulas, sendo elas presenciais,  hibiridas ou até mesmo de forma remota, e vai trabalhar as questões das competências socioemocionais dos professores. É um momento atípico, e o programa vem para ajudar o professor a lidar com suas emoções, de forma que muitos estão acarretados com esta nova realidade. Então essa é uma forma de ajudar nossos profissionais, trabalhando o psicológico para que eles eles estejam bem e desempenhem suas funções da melhor forma possível”, disse.

O gestor do município, Joaquim Neto, saudou a equipe da Secretaria da Educação, os professores e lembrou: “Estou como prefeito, mas sou mesmo é professor. Sei das nossas lutas, batalhas e da carência que temos enfrentado ao longo de todos estes anos. Por isso, desde que assumi a prefeitura tenho procurado direncionar medidas e adotado ações que possam contribuir com a melhoria desta classe, seja enviando projetos para a Câmara Municipal, realizando o pagamento de 50% do 13º dos professores, como já fizemos recentemente ou buscando recursos em Brasília”, disse.

Joaquim Neto salientou “Que essas formações são de suma importância para os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, pois sabemos que em tempos de pandemia e pós-pandemia, o conhecimento se faz necessário para podermos lidar com as situações desafiadoras e com esse novo modelo de educação que está se constituindo, com esse novo reinventar da escola”.

Mais adiante, a articuladora do programa, professora Simone, falou do “Volta ao Novo” abordando suas habilidades, competências e suas macrocompetências.

A primeira palestra foi ministrada pela patoense, professora Adjunta na Universidade de Pernambuco – UPE, campus Petrolina, Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Franciella Monte, que falou da “Abertura ao novo, com  sua  leveza e competência.”

A segunda palestra foi ministrada pelo pastor Robervânio Nobre, que abordou sobre as duas competências: “Resiliência e Autogestão.”

Mais imagens do evento:

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais