Jaicós: Prefeito Neném de Edite entrega fardamento e kits com equipamentos de trabalho para profissionais de saúde

Na tarde desta terça-feira (17.ago) durante a capacitação em “Saúde da mulher”, realizada no Centro de Convivência dos Idosos Maria de Moura Cavalho “Dona Mariquinha” (CCI) para Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e técnicos em saúde bucal, ministrada pela enfermeira Ana Márcia, o prefeito de Jaicós, Neném de Edite (PSD) realizou a  entrega de fardamento e kits com equipamentos de trabalho para profissionais de saúde.

Participaram do evento, além do prefeito Neném de Edite, a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador Bosquinho, chefe de Gabinete, Deusmar Costa, KK Contabilidade, coordenadora da Atenção Básica do município, Patrícia Silva, dentre outros.

Antes da entrega o gestor falou diretamente aos profissionais: “Desde o início do nosso primeiro mandato em 2017, nosso lema foi priorizar a saúde de Jaicós, as ações no nosso município e priorizar a classe de vocês. Todos são conhecedores que em todas as reuniões eu estou presente e sempre falo que sou apenas um gestor gerenciando os recursos públicos, e que, quem fica são vocês os efetivos. Os direitos adquiridos por vocês, são de vocês, o gestor está para executar e cumprir as leis. Mas, também tem que ter a boa vontade do gestor, aquele que quer fazer, que se preocupa com as ações do município e quer ver o município crescendo e se desenvolvendo e, acredito que vocês sentem orgulho de Jaicós, porque Jaicós tem dado um passo à frente e mudado o modelo de gestão.”

Mais adiante o prefeito Neném de Edite acrescentou que a luta não é só dele e não faz a gestão sozinho: “Tem um corpo técnico, tem toda uma estrutura, e como a doutora falou: (disse, fazendo referência a enfermeira Ana Márcia) ‘para a gestão sair boa, positiva, depende de cada um de vocês.’ Cada um dar as mãos… Sei que a classe é grande, cada um tem um pensamento, tem uma visão, mas, que deixemos de lado os pensamento negativos e vamos dar as mãos”, conclamou.

O prefeito relembrou que em 2017, seu primeiro ano de gestão, encontrou a classe, baseada em administração anterior, recebendo PMAQ e outras gratificações, mas sem legalidade, sem uma lei “Nós implantamos uma lei na câmara em 2017 para legalizar. De lá para cá ficou legalizado o PMAQ, através de lei aprovada na câmara. A gente vinha pagando com o objetivo de melhorar a saúde por meio do trabalho de vocês. Houve uma mudança de PMAQ para Previne Brasil. Pagamos de janeiro até maio. Depois tomamos conhecimento que era proibido por uma lei federal, de que não era possível pagar devido ser um ano de pandemia. Fizemos uma consulta ao TCE-PI, e ele nos respondeu dizendo que por em Jaicós já existir a Lei do PMAQ, poderíamos encaminhar projeto de lei para câmara, adequando ao Previne Brasil para contiuarmos pagando a vocês”.

Após seu pronunciamento, o prefeito Neném de Edite entregou ao presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador João Bosco o “Bosquinho” o Projeto de Lei que passará a tramitar no Legislativo Jaicoense, adequando o antigo PMAQ ao Previne Brasil.

Antes da entrega do fardamento e dos kits com equipamentos de trabalho para profissionais de saúde, o prefeito Neném de Edite entregou para quatro Agentes Comunitários de Saúde que mais se destacaram em atendimento, selecionados por meio de pesquisa pública, uma premiação em dinheiro (R$ 250,00) com incentivo e reconhecimento e pelo serviço prestado.

Fora elas: Maria das Graças (Gracinha)

Antônia Maria (Irmã Toinha)

Aldenice Evangelista (Pretinha)

Ângela Maria (Ângela)

Durante o evento foi entregue a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária de Moura Sousa a “Mara”, um kit simbólico para os Agentes de Endemias.

Prefeito e demais autoridades presentes entregam jalecos para os técnicos de enfermagem.

Ao término, foram entregues kits com equipamentos de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde.

Veja todas as imagens do evento:

 

Por Portal Saiba Mais

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais