Ação do Novembro Azul em Jaicós promovida pela Secretaria Municipal de Saúde conscientizou sobre o câncer de próstata

Na manhã desta segunda-feira (27.nov), a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação em alusão ao Novembro Azul no Centro de Convivência dos Idosos-CCI, no bairro serranópolis.

A ação realizada nesta manhã fez um alerta sobre o combate ao câncer de próstata, que atualmente é a segunda causa de óbito por câncer da população masculina no país e contou com serviços como Exame de PSA (Próstata), testagem rápida, aferição de pressão, vacina e foi servido um café da manhã para todos os participantes.

Durante o evento foram realizados 100 exames de testes rápidos e 450 de PSA (Próstata).

O gestor do município, Neném de Edite, que esteve presente durante todo o evento, falou sobre a ação.

“Superou a  expectativa da gente, estávamos esperando uma faixa de 300 homens, passou deste número bem cedo, e cada ano estamos vendo que o homem está participando mais. Está ouvindo o nosso chamado e no próximo ano vamos nos preparar em outro ambiente ou fazermos uma campanha durante toda a semana. Mesmo com a alta demanda, ocorreu dentro do planejado, não demorou, a equipe foi treinada pelo Lab Análise de Picos. Só  agradecer toda a equipe, a Secretaria Municipal de Saúde e aguardar o resultado dos exames daqui a 10, 15 dias.”

A secretária municipal de saúde, Audeli Coutinho, falou da gratificação de promover o evento.

“Mais um ano a população masculina que tem a fama de não se cuidar, de não se prevenir, cada ano, de 2018 para cá, que foi quando assumimos a secretaria de saúde, os homens tem atendido ao nosso chamado, estão vindo realizar o exame de próstata, que um exame preventido, aferição de pressão, teste rápido e vacinação para aqueles que estão com as vacinas atrasadas”.

Antônio, morador da localidade Capim, zona rural de Jaicós, elogiou a ação.

“Tão todos de parabéns! A prefeitura, a Secretaria de Saúde, quem tá trabalhando aqui e nós que viemos cuidar da nossa saúde. Isso e bom pra nós.”

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais