Acusado de tentar matar filho do presidente do TJPI será julgado pelo Tribunal Popular do Júri

O julgamento ainda não tem dada para acontecer, mas Francisco Jefferson da Silva Cruz foi pronunciado pela justiça, que negou que ele recorra da decisão em liberdade.

Francisco Jefferson da Silva Cruz, acusado de atirar contra André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, será julgado pelo Tribunal Popular do Júri. A decisão foi proferida no final de semana pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, titular da 1ª Vara Criminal de Parnaíba.

O processo já passou pela fase de instrução, na qual foram ouvidas testemunhas de acusação e de defesa, e, também, o réu. A defesa requereu a absolvição primária de Francisco Jefferson, ao passo que a Promotoria de Justiça afirmou que a autoria do crime está devidamente comprovada nos laudos apresentados.

Em sua decisão, a juíza Maria do Perpétuo Socorro frisou que existem indícios suficientes da autoria evidenciados pelas provas orais e documentais, de modo que se impõe a pronúncia do réu. “É o momento processual adequado para se aferir o valor dos depoimentos, tratando-se de feito da competência do Júri, é o do ajuizamento perante do Tribunal Popular”, diz a magistrada.

Francisco Jefferson da Silva Cruz foi pronunciado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, cuja pena é de doze a 30 anos de reclusão. O réu também teve seu pedido para recorrer da decisão em liberdade negado. No entendimento da juíza Maria do Perpétuo Socorro, “a ordem pública, traduzida na segurança e manutenção da ordem social justa e crença na Justiça, encontra-se seriamente abalada e visivelmente combalida com a soltura do acusado”.

Entenda o caso

Francisco Jefferson da Silva Cruz foi preso no dia 25 de março deste ano acusado de ter atirado e tentado matar André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida. O crime aconteceu no dia 22 de março em um bar localizado na Avenida São Sebastião, em Parnaíba. Conforme consta nos autos, o desentendimento entre André e Francisco teria se iniciado no banheiro do estabelecimento.

André de Almeida é filho do desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJPI/Reprodução

Diz o processo: “André tentou abrir a porta do banheiro para urinar, todavia, já estava ocupado por Francisco, que fechou a porta. Diante disso, a vítima se afastou e urinou fora do banheiro, atrás de uma planta, o que causou indignação de Ana Caroline e Jordania [mulheres que acompanhavam Francisco no bar]. A vítima voltou para a mesa sendo seguido pelas mulheres, ocorrendo outra discussão, que culminou na tentativa de agressão delas contra André. Contudo, Francisco se aproximou e empurrou a vítima. O denunciado sacou uma arma de fogo e efetuou um disparo contra André em seu rosto”.

André foi socorrido pelo SAMU e, transferido para Teresina, passou por cirurgia no Hospital Universitário. Francisco Jefferson fugiu do local após a confusão, mas foi preso três dias depois.


Fonte: Maria Clara Estrêla/Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais