Aplicativo de médico 24h online para atendimento a casos de Covid-19 passa a funcionar no Piauí

Sistema funciona como pré-triagem de pacientes com suspeita de Covid-19. Saiba como usar.

Por G1 PI

O aplicativo Monitora Covid-19, que identifica sintomas da doença causada pelo coronavírus, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira. O sistema permite localizar unidades de saúde mais próximas e realizar consultas médicas online 24h, tudo direto do celular.

O aplicativo conta com uma equipe de 62 médicos de diferentes áreas treinados para o atendimento virtual. Esses profissionais irão orientar as medidas a serem adotadas, preferencialmente de casa, evitando que o paciente se exponha indo à unidade de saúde.

O governador Wellington Dias (PT) explicou durante o lançamento que a plataforma funciona como uma pré-triagem de consulta e contará com um call center, onde médicos profissionais farão um diagnóstico com base nas informações dadas pelos pacientes.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e Apple e, após instalado, será necessário fazer um cadastro. No formulário, o usuário informará nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome da mãe, sexo, endereço, telefone e uma senha. Em seguida, o usuário informará sua cidade e estado para então ter acesso às funcionalidades do aplicativo.

 
Aplicativo  — Foto: CCOM

Aplicativo — Foto: CCOM

”O paciente vai dizer o que está sentindo, febre, tosse, entre outros e será realizado pelo médico um diagnóstico, a partir disso será tomada as medidas necessárias, seja um encaminhamento para um hospital ou tratamento e isolamento em casa”, explicou o governador.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

 
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

 
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais