Após aumento de internações, Sesapi anuncia ampliação de leitos de UTI Covid

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou na manhã desta quinta-feira (07) a reabertura de 41 unidades de terapia intensiva (UTI), na rede hospitalar do estado, para tratamento de Covid-19. O anúncio acontece após o registro do aumento das internações em decorrência do crescimento de casos positivos da doença.

A decisão foi tomada durante reunião do secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, com o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade, Alderico Tavares, e com a diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

“Estamos sempre monitorando a situação da pandemia em nosso estado e preocupados com esse aumento de internações estamos disponibilizando 41 leitos de UTI, para casos haja necessidade de internação. A Sesapi faz uma avaliação permanente da evolução da doença e não vamos deixar faltar leitos para nossa população”, disse o secretário Neris Júnior.

Ainda de acordo com a Sesapi, os 41 novos leitos foram distribuídos da seguinte forma:

  • Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – 10 leitos
  • Hospital Infantil Lucídio Portella – 2 leitos
  • Maternidade Evangelina Rosa – 1 leito
  • Hospital da Polícia Militar – 1 leito 
  • Hospital Tibério Nunes (Floriano) – 10 leitos
  • Hospital Dirceu Arcoverde (Parnaíba) – 10 leitos
  • Hospital Chagas Rodrigues (Piripiri) – 5 leitos
  • Hospital Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus) – 1 leito
  • Hospital Cândido Ferras (São Raimundo Nonato) – 1 leito 

Antes, segundo dados da Secretária de Saúde, o Piauí possuía 45 leitos de UTI Covid-19. Agora, com a reabertura de novos leitos, o capacidade total no estado chegará a 86 leitos.

Para evitar complicações da Covid-19 e a necessidade de internações o secretário faz um apelo à população do Piauí que mantenha sua vacinação em dia. “Atualize sua carteira vacinal, tome sua dose de reforço e assim nos ajude a combater a Covid-19”, lembra Neris Júnior.

No Boletim Epidemiológico da Sesapi de 06 de junho de 2022 estavam ocupados 176 leitos da rede de saúde do Piauí, sendo 134 leitos clínicos, 29 UTI’s e 13 leitos de estabilização.

As unidades de terapia intensiva com pacientes em UTI’s estão nos hospitais: Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (10), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (03), Hospital Regional Chagas Rodrigues (01), Hospital Regional Tibério Nunes (04) e Hospital Infantil Lucídio Portella (01), estes na rede pública de saúde. Na rede particular estão internados no Hospital São Marcos (04), HTI (03), Prontomed (02) e Hospital da Unimed (01).

Por Cidade Verde, com informações da SESAPI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.