Audiência na Alepi vai debater fechamento de casas de farinha em Marcolândia

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou requerimento do deputado Francisco Limma, em que solicita realização de audiência pública para debater o fechamento de casas de farinha na Serra do Araripe, região de Marcolândia, município localizado a 421 quilômetros de Teresina. 

Diversas fábricas foram fechadas na região após fiscalização realizada pelo Ministério Público do Trabalho, que identificou riscos à saúde e à segurança dos funcionários. Algumas das fábricas foram multadas por uso de mão de obra de menores de idade e por situação análoga ao trabalho escravo.

O deputado argumenta no requerimento que o fechamento destas fábricas prejudica a economia local, considerando que o beneficiamento da mandioca é uma das principais fontes de renda de moradores da região.

“O fechamento das fábricas implicaria uma demissão em massa, deixando centenas de populares desempregados”, diz Limma.

Para a audiência, com data ainda a ser marcada, serão convidados representantes da Superintendência Regional do Trabalho, da Câmara Setorial de Madiocultura, da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, além dos donos de fábricas de farinha, prefeitos dos municípios do Vale do Itaim, OAB, Embrapa, MPF e outros.

Fonte: 180graus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais