Barragem no Ceará corre risco de colapso; ginásio serve de abrigo

A Polícia Militar e a Defesa Civil trabalharam durante a madrugada de quinta-feira (6) para alertar os moradores das áreas mais críticas

Os moradores de Pedra Branca, no interior do Ceará, receberam orientações para deixar suas residências e se abrigarem em locais seguros devido ao risco de rompimento da barragem de um açude em decorrência das fortes chuvas no município.

O prefeito Matheus Góis comunicou a situação na noite de quarta-feira (5) e disponibilizou o Ginásio João Flor para abrigar as pessoas que não têm para onde ir. A Polícia Militar e a Defesa Civil trabalharam durante a madrugada de quinta-feira (6) para alertar os moradores das áreas mais críticas.

Ginásio João Flor foi disponibilizado para abrigar moradores de áreas de risco em Pedra Branca. — Foto: Reprodução 

Ginásio João Flor foi disponibilizado para abrigar moradores de áreas de risco em Pedra Branca. — Foto: Reprodução 

Pedra Branca está entre os 16 municípios do Ceará que decretaram estado de emergência devido aos danos causados pela chuva. Técnicos da Defesa Civil irão avaliar a barragem na cidade nesta quinta-feira.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as condições meteorológicas são favoráveis para chuvas em todas as regiões do estado até sexta-feira (7).

Água de barragem que rompeu no Ceará chega em cidade no Piauí

Na tarde da última segunda-feira (4), houve um rompimento parcial da parede de uma barragem na localidade Cocal, na cidade de Carnaubal, no estado do Ceará. Como a cidade fica próxima a Domingos Mourão, no Piauí, a água da barragem acabou escoando para lá.

O rompimento aconteceu às 17h e, imediatamente, as autoridades de Domingos Mourão emitiram um alerta para que a população ficasse atenta, devido ao aumento do volume dos rios e riachos na região causado pela vazão da água da barragem.

Horas depois, durante a noite, a Prefeitura de Domingos Mourão informou, através de sua página no Instagram que a água da barragem aumentou o nível dos rios e riachos.

Fonte: Meio Norte

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais