Bolsonaro quer ampliar número de engarrafadoras para reduzir preço do gás

GLP residencial vendido em botijões de 13kg acumulou de janeiro até dezembro de 2019 um avanço médio de 10%

O presidente Jair Bolsonaro disse em uma rede social que, para baixar o preço do gás no país, determinou a realização de estudos para a criação de novos locais no Brasil para o envasamento de botijões de gás de cozinha. “No Brasil existem poucas engarrafadoras. O botijão anda centenas de quilômetros p/ ser enchido e, depois, mais uma centena até o consumidor”, escreveu ele em rede social.

Mas a criação de novas áreas de abastecimento de botijões não é simples. Segundo uma fonte do setor, as centrais precisam passar por uma série de requisitos de segurança e ambiental. Do lado das empresas, os espaços precisam ser economicamente viáveis de forma que a demanda local consiga atender a oferta.

– É uma estrutura que necessita ainda do aval da Agência Nacional do Petróleo. Geralmente, as empresas abrem centros de distribuição de botijões em áreas onde há mercado consumidor e a partir disso distribuem os produtos para regiões próximas  – disse.

O último reajuste ocorreu no fim de dezembro, quando a Petrobras anunciou aumento, em média, de 5%. Assim, o GLP residencial vendido em botijões de 13kg acumulou de janeiro até dezembro de 2019 um avanço médio de 10% nas refinarias da Petrobras, segundo cálculo de um especialista.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais