Câmara de Patos do Piauí abre ano legislativo com a presença do prefeito Joaquim Neto

Na tarde do sábado (24.fev) a Câmara Municipal de Patos abriu os trabalhos legislativos do ano de 2024 com a presença do prefeito Joaquim Neto (PSD), o Assessor Jurídico da Casa, Dr. Juvanilson Santana e Controlador Interno, Edson da Costa Figueiredo.

A sessão foi presidida pelo vereador Marlon Costa e contou com a presença dos demais vereadores (as), Wilson Vieira (PSD), Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Antônio Rufino o “Tonhão” (PP), José Hélio “Helinho” (PP),  Luzitânia Dias “Taninha” (PSD) e Zuleide Costa (PSD).

Antes da mensagem do Poder Executivo os vereadores e vereadoras usaram a tribuna durante a sessão ordinária.

O primeiro a  se manifestar foi o líder do prefeito na Casa, vereador Wilson Vieira (PSD).

“Quero agradecer a Deus por estar retornando esses trabalhos nesta casa, com certeza cada um com a vontade de trazer o melhor para nosso município, tanto  cada vereador como nosso prefeito.

Dizer aqui que estamos graças a Deus retornando com saúde, alguns colegas com dificuldades, com perdas. Deixar aqui mais uma vez os meu sentimentos ao colega Sarrika pelo falecimento de sua esposa, pelo momento difícil que ele passa, nosso apoio a ele. E dizer aqui que nesse período já estamos no ano eleitoral, com certeza mais um ano com mais dificuldades, porque pode surgir alguns embates, não tem como não aparecer esses percalços da campanha, mas com certeza todos aqui estamos com sentimento de o melhor para ao nosso município.

Só dizer aqui que a administração municipal deu início ontem ao pagamento parcelado do salário dos professores do ano de 2020. Sem mais, muito obrigado.”

O vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) também iniciou agradecendo.

“Primeiramente agradecer a Deus por estarmos mais uma vez aqui nesta casa e dizer que passei por umas coisas difíceis, e hoje estou aqui de volta para continuar os trabalhos. Tem que erguer a cabeça, seguir em frente, o que foi necessário, a gente fez.

Esse ano é um ano de política, temos que continuar seguindo em frente. Essas são minha palavras, meu muito obrigado.”

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) seguiu so demais everadores e iniciou também agradecendo ao criador.

“Em primeiro lugar, agradecer a Deus por mais um dia, por mais um período legislativo. Esperamos que seja um ano de muita paz aqui, entre os colegas. A gente sabe que é um ano de eleições, mas eleições é lá fora, aqui dentro é outra coisa. Lamentar a perda da esposa do vereador Sarrika, não pude estar presente, mas quero dizer para o colega que nenhuma pessoa, nenhum vereador sabe que a vossa excelência está sentindo.

Agradecer ao prefeito por estar aqui sempre toda vez que vai dar inicio aos trabalhos desta casa, o senhor faz questão de estar presente, isso mostra o compromisso que vossa excelência tem com nossa casa e com a população. Minhas palavras hoje são poucas, espero que muitos projetos ainda virão para benefício da população. Essas são minha palavras e muito obrigado.”

A vereadora Luzitânia Dias  a “Taninha” (PSD) também abriu seu pronunciamento agradecendo a Deus.

“Em primeiro lugar, agradecer a Deus, como sempre, por voltarmos aos nosso trabalhos e eu no meu último ano aqui nesta casa, não por morte, estou viva e com saúde, só tenho a Deus agradecimentos.

Gostaria também de agradecer a Deus pelas chuvas. Gostaria de me solidarizar com o meu colega vereador Sarrika, que eu sei que foi um sofrimento, foi um pesadelo para a gente que  estava de fora, mas eu sei que muito pior é para eles que são família. Que Deus conforte todos os familiares. Me solidarizar pela perda também de Zezinho.

Eu fiz aqui um pedido para o excelentíssimo prefeito e gostaria de reforçar aqui na sessão: eu pedi pra que ele fizesse a aquisição de um aparelho para fazer eletrocardiograma na unidade básica do nosso município.

Dizer que estou feliz, recebi ligações de alguns professores, gostaria de dizer aqui prefeito que você está de parabéns, pagar dívida dos outros não é fácil! É ter coragem, é ter sabedoria e força de vontade e também honrar a classe.

Fomos convidados pelo excelentíssimo governador Rafael Fonteles para contar com a nossa presença hoje, lá em Jaicós e Massapê, mas como hoje a gente tem a abertura do ano legislativo, a gente não poderá estar presente. Só dizer que estamos agradecidos pelo convite.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP) falou do início dos trabalhos.

“Estamos iniciando mais um ano legislativo de 2024 com os pés no chão, esperamos se Deus quiser, que o prefeito vá trazer muitas obras importantes.

Quero lamentar aqui a perda do nosso amigo vereador, que infelizmente passei por essas coisas e sei que não é fácil, mas é assim mesmo, a vida a gente segue.

E também agradecer pelas chuvas que caíram no nosso município e toda região. São essas minhas palavras, muito obrigado.”

A vereadora Zuleide Costa (PP) seguiu a mesma linha dos demais e começou por agradecer.

“Como de costume, vou começar agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho aqui nesta casa, por estarmos todos de volta, graças a Deus todos com saúde, infelizmente uns com coração partido com a perda repentina. Quero aqui deixar minhas condolências ao vereador Sarrika e toda a sua família.

Eu não vou entrar na questão do pagamento dos professores porque eu não sabia, fiquei sabendo agora desse parcelamento, mas só deixar registrado aqu,i que ele não é o primeiro e nem será o último a pegar uma prefeitura com débitos, porque o gestor sai e o débito da prefeitura continua. Fico feliz, espero que ele realmente consiga estar realizando esse pagamento. Pedir também para que ele tenha cuidado quando for contratar o pessoal, os motoristas, porque tivemos alguns problemas com motoristas, alguns que não estavam nem habilitados para dirigir veículos.

Também entrar na questão de ser ano político, espero que mantenhamos o diálogo e o respeito acima de tudo.”

O vereador José Hélio o “Helim” (PP), líder da oposição na Casa Legislativa, após agradecer a Deus, iniciou seu pronunciamento.

“Quero começar falando aqui da perda da esposa do colega vereador Sarrika, que é uma perda irreparável…

Eu ouvi aqui atentamente o que cada parlamentar falou, e eu gostaria de pedir, senhor prefeito, na mesma linha que a vereadora pediu cuidado, quero pedir o cuidado a vossa excelência sobre os carros que transportam alunos. Sabemos que tem motorista não qualificado para dirigir esses ônibus, motorista que não tem nem a carteira para esse tipo de transporte.

Quero dizer também que estive ali, a questão do campo de futebol, não sei qual empresa que fez aquele trabalho, que faltou engenharia adequada, porque com aquele material que está ali, se chover novamente, não tem como ter campeonato.

Então são esses os alertas que eu faço a senhor prefeito, que procure resolver esses problemas. E a questão dos professores, que eu fiquei sabendo agora, que bom que o prefeito parcelou e está pagando. Parabéns aos professores que estão recebendo e quero dizer que dificilmente vai ter uma gestão pública municipal que não deixe restos a pagar.”

Concluindo seu primeiro mandato, o prefeito Joaquim Neto (PSD) apresentou o relatório anual das ações realizadas pela gestão municipal em 2023 e destacou os projetos, obras e investimentos promovidos no último ano, mostrando os resultados de áreas estratégicas como educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social, meio ambiente e cultura, que têm foco a melhoria da qualidade de vida dos patoenses.

“Na manhã deste sábado 24 de Fevereiro gostaria primeiramente de agradecer a Deus por estar aqui nessa casa, para a abertura de mais um ano Legislativo. Venho apresentar uma breve mensagem para todos aqui presente, quero novamente compartilhar avanços significativos em nosso município, baseados na dedicação dia após dia da nossa gestão, ao construir a cidadania; ao tratar o público com ética e responsabilidade administrativa; ao desenvolver políticas de inclusão social e qualidade de vida para todos e todas e, também, da transparência, ao administrar com controle social e com participação cidadã ativa.

Clique AQUI e veja o discurso completo.

Com aproximadamente 3 anos de mandato, me orgulho de pontuar que eu e minha equipe não deixamos em nenhum momento pagamento de servidores públicos atrasarem, isso é de fato um orgulho para a gestão que desde de sempre foi um compromisso feito com todos os servidores.”

O presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD), fechou a sequência dos pronunciamentos.

“Quero deixar aqui também meus sinceros sentimentos ao vereador Sarrika pela perda precoce que ele teve e toda a sua família. Que Deus conforte os corações. É um baque muito grande, mas temos que erguer a cabeça e seguir em frente.

Quero aqui também deixar minha mensagem a todos o vereadores e vereadoras… É um ano de eleição, mas que a nossa casa trabalhe em harmonia, respeitando uns aos outros e focar na nossa missão que é legislar em prol do município.

Falar aqui também do campeonato que era para ter início hoje, mas por conta da chuva não será possível, mas não podemos reclamar, só temos a agradecer pela chuva que está caindo. Diante mão, a abertura pertence a Deus porque está para o próximo sábado, mas a previsão é que vai continuar chovendo.

Agradecer a presença de todos! O prefeito passou sua mensagem e nas próximas sessões a gente volta com novas ideias, novas cobranças e que ele esteja pronto para atender a demanda de cada um. Sem mais, declaro encerrada a presente sessão.”

Assita a sessão completa abaixo:

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais