Câmara de Patos do Piauí aprova Projeto de Lei que autoriza abertura de crédito especial para o Poder Executivo

A Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou durante a sessão Ordinária do sábado (28.mai) o Projeto de Lei nº 005/2022 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre abertura de crédito especial ao orçamento para promover atualizações ou inclusões que façam necessárias na LDO, PPA e LOA no valor de R$  R$ 124.582,25 (cento e vinte e quatro mil, quinhentos e oitenta e dois reais e vinte e cinco centavos), destinados a ações a serem desenvolvidas com recursos da cessão onerosa.

Veja o projeto aprovado:

Após a aprovação do Projeto de Lei que concede abertura de crédito especial ao orçamento do Poder Executivo, o tema que dominou o segundo expediente da Casa Legislativa foi sobre um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a atual situação do Matadouro Público.

O primeiro a se manisfestar na tribuna foi o líder do prefeito na Câmara, vereador Wilson Vieira (PSD).

“Eu quero trazer alguns esclarecimentos quanto ao vereador José Hélio cobrou em relação ao açougue. Quando eu era vereador no mandato de Sílvio, eu já pedia reforma. Agenilson assumiu e eu propus em audiência pública que fosse trocado aquele açougue por aquele terreno da câmara e e aquele terreno da câmara se transformaria num estacionamento para a prefeitura. E ele disse que não, que não dava certo. Passaram os oito anos e o açougue ficou lá. Assumiu o prefeito Joaquim Neto e foi saber da situação daquele açougue e quando investigou o que acontece?! Realmente aquele açougue não pertencia a prefeitura e estava em um tererno particular do ex-prefeito de Jaicós, Antônio Crisanto. O secretário de agricultura Hélio foi até ele e pediu que fosse disponibilizado para o município. Ele disse que poderia até fazer, mas que aqueles bens estavam penhorados na justiça em relação a administração dele em Jaicós. A Assessoria Jurídica da Prefeitura de Patos está buscando tanto esse processo de desapropriação, como também o processo de desvinculação do prédio do processo do réu para naquele prédio ser construída a Secretaria de Agricultura”, e esclareceu “a prefeitura não pode mexer naquele prédio”.

Wilson falou sobre o vídeo: “com certeza algumas coisas sabemos que não estão corretas. As estradas que não estão nos melhores condições, mas o prefeito está trabalhando para melhorar. O prefeito está fazendo melhorias, tentando consertar as máquinas, alugando máquina para tirar areia em algumas regiões. As estradas serão feitas e vão ficar boas, não porque ninguém tá cobrando, porque A ou B está cobrando não, mas qporque é da vontade dele, da índole dele de trabalhar e fazer o melhor para o nosso município. Com relação ao ao matadouro público, dito aí pelo vereador Helinho e o ex-vereador Chicão de João Grande, também sabemos que lá não está correto e passou-se oito anos naquele jeito. Como eu disse aqui, o ex-prefeito inaugurou no maior foguetão do mundo um matadouro que nunca funcionou um segundo. E era para ser modelo. Está alí abandonado. Ninguém sabe como é de fato a situação daquilo alí! Porque foi inaugurado pelo governador Wilson Martins, pelo ex-prefeito. Agora desvincula, dizendo o vereador, que vinculou na sessão passada, dizendo que não tinha nada a ver, que era óbvio que era do estado.

Aquele matadouro veio desde a gestão de Sílvio, um problema sério, eu lembro que o vereador Helinho também já encrencava. Passou, passou entrou a gestão do prefeito Agenilson, passaram-se oito anos e nunca foi feito nenhuma melhoria e com certeza o prefeito Joaquim Neto vai melhorar, não porque alguém vai lá, fazer um espetáculo, filmar e alguma coisa, mas por conta do compromisso que tem com o nosso município”, disse Wilson.

Ao usar a tribuna o vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) foi breve.

“Senhora presidente, colegas vereadores que estão aqui assistindo. O meu bom dia a todos. Quero agradecer a Deus por mais um dia nessa casa. A qui foi falado sobre o matadouro a estradas. As estradas tem que ser feitas mesmo, mas tem que esperar passar o período chuvoso e aproveito para convidar o povo para o próximo domingo, a inauguração de um poço que foi perfurado na localidade Aroeiras, uma localidade muito cobrada por água, e juntamente com o vice-prefeito e o deputado Evaldo Gomes. Que sirva para a população nesta falta de água”, concluiu.

O vereador Chico de Oseias (Progressistas) foi direto ao assunto da filmagem do matadouro.

“Para ser sincero eu não tinha conhecimento da situação do  matadouro aqui de Patos. Vergonha, não é de hoje! Passou bastante tempo, como disse o vereador Wilson, dava para ser feito e nada foi feito. O matadouro do Cajueiro não é diferente, está na mesma situação e nós sabemos que é uma casa de saúde também, que é de onde sai uma boa parte da nossa alimentação. O momento não é uma coisa nada legal, não é nada comigo, mas para nós do município. Temos essas imagens da situação que está o matadouro. Não é porque o ex-gestor fez isso aqui e deixou mal feito que eu não vou consertar. Nós estamos aqui principalmente para fiscalizar, nós somos fiscais do povo do município. Então, nós temos que fiscalizar e cobrar”, reafirmou o vereador.

Fechando os pronunciamentos a presidente da Casa, Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) falou.

“Gostaria de iniciar e agradecer a Deus por mais uma sessão, por mais oportunidade de presidir o legislativo, por mais um dia que a gente não sabe o dia de amanhã. Sentimentos aqui à família de José Clemente, de seus pais, em nome de Ana Maria, sua irmã, que Deus conforte a todos.

Gostaria assim, como todos relataram, também falar a respeito da questão do matadouro. Passei  quatro anos aqui, na gestão passada, eu nem tinha conhecimento que a situação era aquela, mas assim, é justo sim, qualquer vereador que cobrar uma coisa que, esteja errada, que esteja prejudicando a população, agora temos que ter cautela, consciência, coerência, porque o vereador José Hélio que passou oito anos da gestão passada vendo aquela situação. Eu nunca ouvi falar aqui dele a respeito do problema, assim nunca procurou solução para ocaso. E aí em um ano e cinco meses, quer que o atual prefeito faça milagres. Eu estive conversando com ele, e ele me falou que já tem esse projeto, já foi feito. Eu creio que todos os problemas que ficaram infelizmente o espaço de tempo é pouco. O cemitério que por exemplo, nos quatro anos eu cobrei até em audiência pública e o prefeito me disse que tava difícil, não seria possível. Então, o vereador deveria ir lá filmar também a energia que o prefeito em oito meses conseguiu. O cemitério municipal tanto toda população como também os moradores. Falta coerência, falta consciência e isso é muito bom e importante para o ser humano, é ter consciência, é não chegar aqui e falar uma coisa que passou oito anos dizendo amém. Eu cobro sim, se o prefeito chegar aqui eu vou cobrar. Deixar de dizer que não tem faltas, é impossível no ser humano, todos nós temos”, disse.

 

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais