Câmara de Patos do Piauí autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adcional Especial no Orçamento de 2023

Durante a sessão plenária de sábado (26.ago) o pleno da Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou o Proejto de Lei nº 017/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adcional Especial no Orçamento de 2023, no valor de R$ 70.749,46 (Setenta mil, setencento e quarenta e nove reais e quarenta e seis centavos), destinados ao custeio de despesas com a manutenção  do Projeto de Lei Complementar 195/2022-Lei Paulo Gustavo.

Após a  aprovação do projeto, vereadores e vereadoras foram à tribuna da casa.

A primeira a se manifestar foi a  veradora Zuleide Costa (PP).

“Hoje, minhas palavras são poucas. Queria me justificar porque infelizmente não pude estar presente na sessão de abertura, mas q fico feliz por ter retornado, todos com saúde Graças a Deus. Já aprovamos projetos importantes para o nosso povo e para o nosso município. Então, espero que no decorrer deste segundo semestre legislativo,  venham mais projetos que possam melhorar e beneficiar a nossa cidade. Era o que eu tinha a dizer”.

O vereador José Hélio o “Helim” (PP), também foi breve seu pronunciamento.

“Hoje, hoje são poucas minhas palavras… Uma coisa que sempre estou falando aqui, é sobre o piso da  enfermagem. Esse dinheiro já se encontra nas prefeituras, e eu acho que em breve os gestores irão fazer esse pagamento.

Queria fazer uma indagação ao colega Wilson, sobre o carro que teve um acidente, não me recordo a data. Antes de tomar uma posição, eu gostaria de saber onde esse carro se encontra e se já foi tomado alguma providência.

Quero aqui agradecer as pessoas que assistem a gente pelas redes sociais e que fazem as cobranças. Essas são minhas palavras”.

O líder do prefeito na Casa, vereador Wilson Vieira (PSD) também foi à tribuna.

“Dá impressão que que os prefeitos estão sendo boicotados, e não estão propagando a crise das prefeituras, mostrando a mobilização que teve em Brasília, para esconder em alguns canais de televisão.

Diante dessas dificuldades o prefeito convocou uma reunião, e eu estive presente assim como  advogados, contadores, secretários, e foi discutida a dificuldade que os municípios estão enfrentando, tanto o prefeitos como os advogados orientaram para reduzir os gastos. Mesmo diante as dificuldades está conseguindo pagar a folha de pagamento. Essa dificuldade, não apenas nós estamos passando, mas sim, todos os municípios. Os municípios que têm arrecadação própria, sofrem menos, mas principalmente aqui no Nordeste e Norte que dependem do FPM, estão em grandes dificuldades.

Wilson relatou ações realizadas pela gestão no município.

“A prefeitura, através do CRAS, fez uma série de eventos, como Agosto Lilás, que teve uma palestra com a promotora e o procurador do município. Também teve o Agosto Dourado. Os os papéis estão sendo cumpridos e quero parabenizar a todos.

Também na Educação, tivemos um Seminário do PPAIC, que estamos com uma parceria com o Governo do Estado e o município, e vem buscar trazer uma melhoria para educação inicial”.

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha (PSD) iniciou parabenizando a  gestão por ações realizadas.

“Gostaria de iniciar parabenizando a ação do Agosto Dourado, que foi aqui na UBS da sede com os profissionais e as mães gestantes e as que estão amamentando, com uma palestra ministrada pela Dra. Tamires Coelho, uma profissional exemplar.

Como todos aqui falaram a respeito das quedas do FPM e pela não vinda das emendas de custeio que sempre é de maio a junho, e com isso o prefeito Joaquim Neto sempre se equilibrava e ia fazendo aquela reserva para manter a folha de pagamento em dia.

Alguns fornecedores já estão chegando ao limite. Teve uma queda muito grande, principalmente agora no mês de agosto, que vai ficar em torno de 50% a menos em relação ao ano passado, e a previsão do dia 30 não dá nem pra honrar a folha de pagamento, quem dirá as outras coisas. Que Deus dê sabedoria e consciência ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ele possa lembrar que os municípios é que sofrem com essas quedas”, concluiu.

O vereador Marlon Costa, presidente da Casa Legislativa Patoense, antes de encerrar, a sessão, fez o seu pronunciamento.

Quero aqui falar sobre ontem, que teve o I Seminário Municipal do PPAIC, com o tema “Avaliar para ensinar “, e contou com a presença dos vereadores presentes, José Hélio, Chico de Oséas e Wilson.

Um tema muito importante na questão dos professores, um tema voltado para criança infantil onde é essencial. Para criança desenvolver, depende muito do professor. Parabenizar a gestão, a Secretaria de Educação que deu todo apoio para esse encontro.

Quero aqui também deixar o convite para toda a torcida para apoiar a nossa seleção amanhã em Jacobina, posi vamos ter que buscar mais 3 pontos fora da casa para continuarmos sonhando com a classificação. Eu estou acreditando na seleção. Sem mais, declaro encerrado a sessão”.


Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais