Câmara de Patos do Piauí realiza última sessão antes do recesso parlamentar e aprova três projetos de lei
A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou na manhã deste sábado (24.jun) a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar. A sessão foi marcada pela aprovação de três projetos de lei do Executivo Municipal.
Entre os projetos de lei aprovados está o de nº 016/2023, que autoriza o Poder Executivo a adquirir imóvel para ampliação do Cemitério Municipal.
Outro projeto aprovado foi o de nº 015/2023, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal e Fundo Municipal de Esportes e Lazer do Município.
Por último a Casa Legislativa aprovou o Projeto de Lei de nº 014/2023, que cria o Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Patos do Piauí.
No segundo expediente da sessão plenária os veradores foram à tribuna da Casa.
A vereadora Zuleide Costa (PP) foi a primeira a usar a palavara.
“Hoje é a última sessão do primeiro semestre legislativo, espero que quando retornarmos, algumas de nossas cobranças já tenham sido atendidas para o benefício da população. E hoje minhas palavras são poucas, eu só quero aqui destacar que na última sessão eu falei em relação as estradas, e vi que a máquina já passou lá no Bom Jardim, Wilson vai falar depois, e eu até gostaria de saber se foi finalizado ou não, porque o serviço lá foi muito mal feito. Então vou deixar aqui em aberto para ele responder se a estrada do Bom Jardim foi finalizado ou se ainda está passando. Como também a estrada que também dá acesso a estrada do Morro das Pedras, pois também tive uma informação que a máquina já passou pr lá, só que lá que não tenho conhecimento da situação de como ficou”, e finalizou.
O vereador Chico de Oseías (PP) parabenizou pelos pelos projetos que vieram para a casa e foram votados e fez algumas algumas cobranças.
“Essa primeira aqui é recorrente. Com relação a Pá Carregadeira, até hoje não obtive resposta, tendo em vista que essa pá carregadeira eu acho que é a pá mais nova que tem do projeto do PAC, chegou e quase não foi usada e agora nessa gestão também já estamos com quase três anos de mandato e ainda não funcionou.
Também estive observando essa semana, tanto aqui em Patos, como no Cajueiro, a questão das praças. Foi feito a pintura da praça ficou bom, quero parabenizar aqui e com relação a iluminação lá na praça do Cajueiro, foi colocado postes com as iluminarias bonitas, mas me passaram- ainformação que aqueles postes estavam dando choque. Isso é um problema que tem que ser resolvido.
Com relação a ambulância S-10, nunca mais ouvi falar desse carro, que foi um carro bastante citado aqui nesta casa, e a ambulância do Cajueiro tenho observando que tem vários dias que não está rodando. Me formaram que furou o radiador e que esse radiador só encontra em Minas Gerais”, ressaltou.
O vereador José Hélio o “Helim” (PP) iniciou dizendo que parecia ser combinado com o veerador Chico, mas não foi.
“Você falou em relação a praça e tirei até umas fotos semana passada da praça principal. Os bancos praticamente, mais de cinquenta por cento estão danificados, quebrados, ponta de ferro para fora, e aí aqui tem muitas crianças correndo em cima da praça e pode acontecer um acidente a qualquer momento, queria pedir ao líder do prefeito que leve essa mensagem.
E a questão desses carros que o vereador falou, realmente tem muito carro encostado. Eu vi a ambulância lá do Cajueiro. É muito difícil você estar em uma gestão pública, mas estamos aqui para isso, para fazer críticas construtivas, não é para difamar, é para alertar o que está errado, para tentar conserta. Eu sei que essa S-10 era cobrada muito aqui.
Uma questão que quero citar aqui também que fiquei chateado: uma empresa fazendo calçamento com o carro da prefeitura. Se uma empresa dessa ganhou a licitação, se ela não tem um carro para fazer o trabalho dela, ganhou a licitação para quê? Não se pode usar carro da prefeitura para esse tipo de coisa, e espero que isso não aconteça mais, porque que a gente vai ter que tomar outras providências que não gostaríamos de tomar”, alertou ao concluir.
O vereador Wilson Vieira (PSD), líder do prefeito na Casa, respondeu aos questionamentos dos vereadores da oposição.
“As estradas foram iniciadas em alguns locais. Em alguns locais ao maquinário vai ter que voltar, porque no primeiro momento quando a máquina iniciou, ela não estava com a retroescavadeira e caçamba acompanhando, só nesta semana quando iniciou nos algodões, a retroescavadeira começou a trabalhar.
Em relação as praças, estamos aguardando a promessa do governo do estado, que no segundo semestre, segundo o governador, seremos agraciados com reforma de quatro praças. As três praças daqui da sede e a do cajueiro.
Em relação a S-10, ela não tem o motor, só se comprar um novo motor e a prefeitura acha que é inviável a reforma dela, pretende reformar a Fiorino que tem lá, que é mais viável, e essa S-10 no futuro vai para leilão.
Parceria do vice-prefeito Luuizinho com o município, está viabilizando um campo para o povoado Cajueiro que será murado e o município está adquirindo um terreno bem na chegada, amplo, e acredito que no futuro vai acomodar mais obras. Isso traz mais desenvolvimento para o povoado.”
O vereador Cornélio Edmundo (PSD) foi breve em seu pronunciamento.
“Quero agradecer a Deus por está aqui em mais uma sessão, a última sessão do primeiro semestre legislativo de 2023.
Agradecer a todos os colegas que deram sua contribuição para os projetos que vieram para essa casa, todos eles aprovados, e esperamos que no próximo período venham todos em paz, com saúde para aprovar novos projetos que virão.”
A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) iniciou parabenizando o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles pela maior formação de policiais na história da Polícia Militar.
“São 1.104 homens e mulheres para servir aos piauienses. Então eu acho que foi tomado uma grande decisão por parte do governador Rafael Fonteles, a quem eu acho que será o melhor governador da história do nosso estado, e com essa formação com mais de mil e já tem mais para serem chamados daqui pra frente, creio que dá pra dar uma boa segurança para a nossa população, a qual estava deixando a desejar. Então, eu espero que dê certo e deixar os parabéns paar ele e gratidão por pensar dessa forma.
Gostaria de também a pedido das diretoras das escolas para convidar para o São João das escolas municipais que será realizado dia 05 de julho no calçadão da rua, com início às 18h30m. A animação fica por conta do cantor Denilson Fernandes.
Eu ouvi aqui atentamente os discursos dos nossos colegas e o que chamou atenção foi a questão da ambulância S-10. Eu fui a parlamentar que mais cobrei na gestão passada, dizer que não posso deixar de falar da gestão que passou, é impossível, até porque uma coisa puxa a outra.
Essa ambulância foi adquirida pelo prefeito Agenilson na gestão dele, através do governador Wilson Martins e eu muito critiquei, porque carro não é descartável, e era um ambulância que foi adquirida nova. Então quando o prefeito Joaquim Neto assumiu, o que ele encontrou, uma carcaça lá, sumiu com tudo, inclusive as peças foram roubadas. Então, como Joaquim Neto é para recuperar tudo o que ele encontrou de erro?! É impossível um gestor em dois anos e meio sanar todos os problemas que há no município. Até porque já encontrou janeiro e fevereiro sem recursos nas contas.
A questão das estradas que eu vejo sempre falando, é lógico que temos que cobrar, o povo precisa de estradas, só que ele não tem como fazer milagres. Ele encontrou as máquinas todas sucateadas.
Quem não quer falar a verdade, é impossível de não ver que ele está fazendo uma boa administração, fazendo tudo pelo município. Eu acho que talvez até fique na história, até estamos contando com um deputado de renome, deputado Georgiano, e é impossível não falar dele como o melhor deputado do Piauí.
Deixar aqui meus sentimentos aos familiares em nome do meu filho Lucas, agradecer ao vereador Wilson pelas palavras, pelo falecimento do avô de Lucas, mas ao mesmo tempo agradecer a Deus pelos 102 anos que ele foi agraciado aqui na terra”, concluiu.
Penúltimo a usar a tribuna o vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PP), foi sucinto.
“Estamos terminando o primeiro período legislativo com os pés no chão. Votamos vários projetos importantes! Votamos hoje três projetos importantes, dentre eles do terreno do cemitério que já vinha se arrastando por várias gestões. Então, parabéns para todos.”
O presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD) iniciou falando sobre regime de urgência.
“Eu fui um dos que sempre cobrei aqui nesta Casa e sempre peço ao secretário Iranildo, que sempre que receber um projeto, que sejam todos informados e, se possível, entregar as cópias impressas, pois fica mais fácil de ler.
Quero aqui também falar a respeito das praças. As pessoas também me cobrand que as praças estavam um pouco feias e eu sempre cobrandoao prefeito para que ele possa também cobrar ao governo do estado para ajudar a melhorá-las. Vamos acreditar e esperar.
A respeito da quadra do cajueiro, também é um assunto de muita importância. Reforçar aqui não só a questão da bola, mas também das andorinhas que é recorrente esse problema. A gente espera por dias melhores em questão de recursos, pois sei que as coisas não estão boas, com poucos recursos é impossível, tem as prioridades, dentre elas a folha do funcionalismo.
Quero aqui falar também a respeito do campeonato que não tem data marcado ainda, estamos conversando com o prefeito e queremos iniciar no começo de agosto, porque se for esperar a copa AMVI terminar, vai demorar e estamos com a expectativa de que seja o último campeonato no campo sem a reforma, pois o nosso deputado está prometendo, já´tem projeto e que no próximo ano possmos iniciar essas obras para que possa ser realizado o campeonato no gramado.
Quero aqui falar também do nosso primeiro semestre legislativo de 2023 à frente dos trabalhos. Agradecer a todos vocês por entender a situação. Assumi esta a responsabilidade e com trabalho e paciência, vamos vencendo so desafios.
Quero parabenizar o prefeito Joaquim Neto que mesmo com todas as dificuldades, tem conseguido fazer um bom trabalho.
Quero aqui deixar um bom recesso lesgislativo a todos e que no próximo semestre a gente volte com novas idéias e mais forças para lutar por dias melhores”.
Por Portal Saiba Mais
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229