CAPS de Jaicós promove oficinas com seus pacientes

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.

Essa instituição do governo foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados para oferecer um tratamento mais humano e digno.

O CAPS na cidade de Jaicós não tem somente a função de fazer um acompanhamento médico e medicar através de drogas controladas esses pacientes. Mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais e tratamento com um acompanhamento específico para cada tipo de paciente.

Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou alguma outra instituição. Ao chegar, o paciente é analisado pelo profissional de plantão, para entender o quadro clínico que ele se encontra.

Toda família que tem alguém que sofre com doenças mentais ou depressão, sabe da importância de um acompanhamento especializado. E é essa a função do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Em Jaicós, o trabalho é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em unidade própria situada na avenida Jose Retrão de Oliveira, 240, bairro Nova Olinda.

Com uma equipe de sete profissionais, atualmente o Centro atende em torno de 1.300 pacientes, cada um com um acompanhamento específico. coordenadora, Augusta Laezia, Psiquiatra, Geoconda Cronemberger, psicóloga, Catarina Leal, enfermeira Fábia Crisanto, técnica de enfermagem, Janielly Santana, Assistente social, Katiucia Dantas e  a psicopedagoga, Jaissa Freitas.

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas oficinas terapêuticas, como alternativa para ajudar os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Jaissa Freitas, psicopedagoga, falou com o Portal Saiba Mais sobre a importância das oficinas e quais são realizadas pelo CAPS: As oficinas terapêuticas realizadas nos CAPS são espaços de interação e socialização que visam à inserção do usuário em um espaço social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências; a entrada do usuário no mercado de trabalho participando das oficinas geradoras de renda; e o resgate da cidadania por meio das oficinas de alfabetização. Elas cumprem a finalidade de reabilitação psicossocial ao promoverem espaços de (re)construção de papéis sociais, intercâmbios e trocas com os espaços sociais externos ao CAPS, articulando, primeiro, essa socialização em suas atividades.

Várias oficinas dentre elas tem a de geração de renda como a horta, e realizamos várias oficinas como: ovos de páscoa, sabão em barra caseiro, Dia Internacional da Mulher, páscoa, oficinas lúdicas, oficina terapêutica sobre a cultura nordestina e várias outras.

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais