Censo 2022: IBGE inicia 1ª pesquisa de campo

O objetivo é levantar informações pela observação sobre a infraestrutura dos espaços urbanos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira, 20, a Pesquisa de Entorno dos Domicílios. Os supervisores censitários vão percorrer as ruas brasileiras para conhecer o território.

A coleta marca o início das operações urbanas do Censo Demográfico de 2022 e antecede a operação da coleta domiciliar, que será feita pelos recenseadores a partir do mês de agosto.

Sem entrevistas, o objetivo nessa primeira fase é levantar informações via observação sobre a infraestrutura dos espaços urbanos, a fim de garantir uma melhor cobertura do Censo.

Baseado em pesquisas internacionais, o levantamento do IBGE qualifica o entorno dos domicílios ao considerar temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente.

A operação conta com quase 23 mil agentes censitários, que vão percorrer cerca de 330 mil unidades territoriais em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Durante a apuração, os agentes vão circular pelas ruas e preencher um questionário com dez quesitos sobre o espaço urbano, como existência de iluminação pública na via, calçada, ciclovia e até rampa para cadeirantes. Com as informações, será possível saber quantos municípios possuem iluminação pública adequada, bem como ciclovia, bueiro, entre outras características.

Foram incluídos três novos critérios nesta edição da pesquisa de entorno dos domicílios, a fim de obter um melhor aproveitamento dos dados: ponto de ônibus, via sinalizada para bicicletas e obstáculos na calçada.

É a primeira vez que a pesquisa do entorno dos domicílios vai percorrer todos os aglomerados subnormais, como são classificadas as ocupações irregulares nas periferias brasileiras. Na pesquisa anterior, somente cerca de metade desses aglomerados foi contabilizada.

A pesquisa ocorre do dia 20 de junho ao dia 12 de julho. Os resultados do levantamento do entorno dos domicílios serão divulgados em 2023 e poderão auxiliar os gestores eleitos na formulação de políticas públicas com dados atualizados.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *