Ciclone extratropical causa morte, deixa 600 mil sem luz e provoca rastro de destruição no PR, RS e SC

Vento derrubou árvores, destelhou casas e interrompeu o trânsito em estradas do Sul do país; temperatura pode chegar perto de 0°C

O ciclone extratropical que atinge o Sul do Brasil desde esta quarta-feira (12) causou um rastro de destruição no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina durante a madrugada. O forte vento derrubou árvores, destelhou imóveis e paralisou o trânsito em algumas rodovias da região.

Na cidade de Rio Grande (RS), a queda de uma árvore causou a morte de uma pessoa no bairro de Vila Maria. De acordo com o Correio do Povo, os ventos no município chegaram a 140 km/h.

Segundo as concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul, ao menos 468 mil clientes estão sem luz ao redor do estado. As cidades mais afetadas pela falta de eletricidade são Pelotas (117 mil clientes), Rio Grande (94 mil) e São Lourenço (19 mil).

O Governo do Rio Grande do Sul também decretou a suspensão das aulas em toda a rede estadual nesta quinta-feira. Segundo o Poder Executivo, a medida segue recomendação da Defesa Civil do RS.

No norte de Santa Catarina, o ciclone extratropical arrancou árvores na madrugada desta quinta-feira (13). Autoridades do estado alertam para o risco de ventos fortes ao longo do dia e da queda acentuada das temperaturas na região.

Na cidade de Chapecó (SC), rajadas de vento de 100 km/h aterrorizaram os moradores. Um vídeo, gravado em um posto de gasolina da cidade, mostra objetos e um motoqueiro sendo arrastados pela ventania.

Apesar de ventos com menor intensidade, o estado do Paraná registra mais de 170 mil clientes sem energia elétrica. Segundo o portal RIC Mais, a maior parte dos afetados está no leste do estado.

Em Curitiba, capital do Paraná, uma forte chuva atingiu a cidade no fim da noite de quarta-feira. Próximo ao estádio do Athletico, onde era realizada uma partida da Copa do Brasil, quatro árvores foram arrancadas.

Fonte: R7

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais