Comitê Científico do NE prevê aumento da Covid-19 no Piauí em 30 dias, diz governador

Por meio de live nas redes sociais na manhã deste sábado(04), o governador Wellington Dias (PT) admitiu que há subnotificações no número de casos confirmados do coronavírus no Piauí. Segundo ele, os casos de pessoas contaminadas seriam bem maiores do que os 22 confirmados por testes até agora e quatro mortes. 

Wellington Dias  (PT) pede que as pessoas fiquem em casa e não viagem na Semana Santa. Elem alerta que segundo o Comitê Científico do Nordeste,  o Piauí poderá chegar a ter os mesmos números de doentes do estado de São Paulo, daqui a 30 dias, caso o isolamento social não seja seguido.

Até ontem (03), São Paulo já registrava 4.048 casos confirmados da doença e 219 mortes. 

“Algumas pessoas estão com coronavírus, mas não tem sintomas,  são assintomáticoas. O problema é que contribui para forte contaminação. Precisamos evitar de ir para ruas. Vamos ter crescimento dos casos até a primeira semana de maio. Podemos chegar aquela situação de São Paulo em 30 dias, segundo o Comitê Científico do Nordeste. Essa é a previsão para o Piauí. Poderemos ter um número elevado de pessoas contaminadas. Queremos evitar o colapso dos serviços públicos ao pedirmos que as pessoas fiquem em casa”, afirmou. 

Subnotificações

O Piauí realizou até o momento 800 testes em pessoas com suspeitas do vírus, mas segundo o governador,  para se ter o diagnóstico  real do estado, seria necessário a realização mais de 300 mil testes. O governador criticou o Governo Federal pela demora na liberação dos testes. 

“O Brasil tem 10 mil pessoas contaminadas, não é verdade. Também não é verdade que o Piauí só tem 22 contaminados. O Piauí só fez 800 exames e precisamos fazer entre 300 a 500 mil exames para ter o dado real. Cobramos do Ministério da Saúde a liberação desses testes rápidos ”, disse

Compra de Kits

 Na tentativa de ter uma dimensão real dos casos de coronavírus e diante da demora do Governo Federal em mandar os kits rápidos para o estado, o governo comprou 17 mil kits.

“Recebemos 17 mil kits para exames rápidos. Eles permitem fazer exames rápidos pela coleta de sangue. Foram 200 milhões para a aquisição desses exames. Vamos seguir com o exame tradicional onde o objetivo é ter mais eficiência. O Brasil comete um erro de não colocar as condições de se fazer os exames em tempo mais rápido. O Nordeste tomou a decisão e passou a comprar os kits rápidos onde for possível. Queremos que toda a rede de saúde dos estados e municípios, as pessoas da linha de frente, todas as pessoas que buscam a rede de saúde façam os testes, para com isso, acompanhar de forma real quem tem o coronavírus, mesmo os que não têm o sintoma”, disse. 

Semana Santa

A partir da terça-feira (07), os ônibus intermunicipais ficam impedidos de circular. A medida visa evitar que as pessoas  se desloquem durante o período da Semana Santa. 

“Os ônibus municipais não vão circular como forma de se evitar que pessoas de Teresina levem o vírus para o interior do Estado ou tragam do interior para Teresina. Na Semana Santa, é tradição de muitas pessoas visitarem os parentes. Mas volto a pedir que fiquem em casa. Sei que é algo difícil, mas devemos proteger as pessoas que amamos’, destacou. 

Lídia Brito/Cidadeverde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *