Concurso da Assembleia Legislativa do Piauí terá 200 vagas para cargos técnicos e de analistas

De acordo com o presidente da Alepi, o concurso será realizado ainda no segundo semestre de 2023; o edital deve ser lançado em setembro.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (17) que o próximo concurso público da instituição, previsto ainda para o segundo semestre de 2023, contemplará cargos de analistas legislativos (nível superior) e técnicos legislativos (nível médio). O concurso oferecerá um total de 200 vagas, entre vagas efetivas e cadastro de reserva.

Em fevereiro, Franzé Silva anunciou em uma rede social o lançamento de um edital com 400 vagas para cargos na Alepi. O anúncio oficial nesta quinta reduziu pela metade a quantidade de vagas previamente anunciadas.

Além dos cargos tradicionalmente exigidos pelas casas legislativas, como Direito e Contabilidade, este concurso também se voltará para suprir necessidades específicas da Alepi. Dentre os cargos de nível superior, estão engenheiro civil, engenheiro eletricista, arquiteto, cientista político, estatístico, jornalista e intérprete de Libras.

Já para os candidatos de nível médio, que almejam vagas como técnico legislativo especializado, os cargos incluem técnico em edificações, técnico eletricista, fotojornalista e técnico em segurança do trabalho, entre outros.

Fase atual

A fase atual do concurso é a de contratação da empresa que realizará o certame. Após a contratação, será lançado o edital, previsto para o mês de setembro.

“Esta é a primeira etapa do concurso do Legislativo piauiense, que vamos realizar neste segundo semestre de 2023. A outra etapa, é a do concurso para a Polícia Legislativa, sobre o qual estamos fazendo um estudo aprofundado e está previsto para acontecer no ano de 2024”, explica Franzé Silva.

Reajuste de salários

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei Nº 171/2023, criando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Quadro de Pessoal para os cargos providos por meio de concurso público da Alepi.

O Projeto de Lei ainda aguarda sanção do governador do Estado, Rafael Fonteles, mas o edital do concurso público será feito com base no reajuste concedido aos vencimentos dos servidores.


Fonte: Izabella Lima*, g1 PI/*Estagiária sob supervisão.


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais