COVID-19: Centro de Fisioterapia de Jaicós oferta atendimento a pacientes com sequelas da doença

A fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação de várias enfermidades e na covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus não é diferente.

Nas hospitalizações por covid-19, o auxílio da fisioterapia é capaz de acelerar o processo de recuperação do paciente, diminuindo a necessidade de medicamentos e o risco de sequelas após a internação.

Pacientes hospitalizados, principalmente em UTI ficam restritos ao leito, o que, dependendo da gravidade da doença poderá lhe trazer comprometimento respiratórios e articulares. É aí que entra o fisioterapeuta.

Em Jaicós, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém em pleno funcionamento, Funcionamos de segunda-feira a sexta-feira, das 07:30 às 13:30, documentação necessária para marcação: Cartão do SUS, solicitação do SUS , RG, CPF e comprovante de residência atualizado.

O Centro de Fisioterapia no Hospital Florisa Silva conta com um  quadro de profissionais para tender a população de Jaicós, temos os fisioterapeutas:  Jorge de Araújo Rocha, Mayara Alves Martins e Flavio Jose de Macêdo Silveira Junior e Bruna Costa Silva, coordenadora substituta.

Uma da integrantes da equipe, a fisioterapeuta Mayara Martins, falou sobre a atuação do Centro de Fisioterapia de Jaicós, no tratamento de pacientes que tiveram a covid-19

“Pós- covid-19 não traz complicação só na respiração. Temos aqui uma boa estrutura. Como a bicicleta ergométrica e vários outros aparelhos que usamos para reabilitar o paciente de acordo com sua necessidade”.

Mayara falou sobre um aparelho que é utilizado quando o paciente não está mais infectado com o vírus: “É o CPAP. Um aparelho respiratório, pressão positiva, muito utilizado nos hospitais. Utilizado também na recuperação pós-covid. Este aparelho é portátil, de fácil manuseio, com supervisão de um fisioterapeuta”.

A secretária municipal de Saúde, Audely Coutinho, informou que já houve a aquisição por recursos próprios desse aparelho o CEPAP “Devido à grande demanda de procura por esse aparelho, por todo território nacional, ele não ainda não chegou, mas estamos aguradando para os próximos dias”, informou.

Mayara deu dicas que ajudam na recuperação de pacientes pós-covid-19.

Atividade física é primordial, seja uma caminhada, ciclismo, natação, academia, pilates, qualquer tipo de atividade física, porque vai trabalhar essa questão cardiorrespiratória. Inclusive a que nós fisioterapeutas trabalhamos o pós-covid, enfatizando na questão respiratória”.

A fisioterapeuta orientou quando o paciente deve procurar o Centro de Fisioterapia, no Hospital Florisa Silva em Jaicós.

 “Muitas pessoas acreditam quem só devem procurar os serviços de fisioterapia, só quando tem sintomas graves e complicações. Não é bem assim. Pacientes que já tiveram alta da UTI ou de unidade de covid de longa permanência no Estado do Piauí, no decorrer dos meses da pandemia, devem procurar a unidade básica de saúde e fazer uma consulta com um médico credenciado pelo SUS. Logo depois, faremos sessão de fisioterapia. Isso irá ajudar muito no condicionamento físico. O vírus é uma incógnita, nunca sabemos como as pessoas irão reagir depois da covid. Estamos de portas abertas e preparados para receber a população jaicoense.”

Como é uma doença que foi descoberta recentemente, e que ataca vários órgãos, pode surgir os mais variados sintomas respiratórios e físicos, então estejam atentos a qualquer diferença no seu estado respiratório e físico, procure o posto de saúde para que a equipe de saúde da família encaminhe você para o centro de fisioterapia. Para que seja realizado uma avaliação fisioterapêutica e se necessário, dar andamento a uma reabilitação mais cedo possível.

Os sintomas respiratórios geralmente são: Falta de ar, cansaço, fadiga, vale ressaltar que pessoas que tiveram a doença da forma assintomática (quando não apresentou nenhum sintoma) após alguns meses ou até mesmo semanas, iniciaram esses sintomas. Então, estejam atentos a qualquer mudança na sua saúde. As sequelas podem variar de pessoa pra pessoa.

Por Portal Saiba Mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *