Covid: sete territórios do Piauí estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI

A rede de alta complexidade para atendimento dos casos de Covid-19 está dividida em oito territórios no Piauí; desses, sete estão com 100% de ocupação dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) com pacientes. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), de sexta-feira (21), aponta que o estado, ao todo, possui 411 leitos de UTI com 375 ocupados.
Os territórios com 100% de leitos de UTI ocupados são:  Cocais, Planície Litorânea, Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé, Vales dos Rios Piauí e Itaueiras, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras.
No momento, o único território que não está com 100% de ocupação é o “Entre Rios, Carnaubais e Vale do Sambito”, mas está com a taxa de 89% (dos 287 leitos de UTI, 251 estão ocupados).
O professor doutor Emídio Matos, pesquisador do Grupo de Trabalho Sala de Situação da UFPI e Fiocruz Piauí, comenta que os dados continuam preocupantes.
“Isso mostra que continuamos em colapso da rede hospitalar para atendimento Covid-19, promovendo um aumento da fila de tratamentos não Covid, que também são importantes e, assim, prolongando uma saída, de fato segura, da crise na saúde”, diz.

Fonte: Fiocruz/Ufpi – Territórios em roxo está com 100% de ocupação dos leitos de UTI

Territórios com 100% de ocupação nas UTI Covid:
– Cocais:  20 leitos UTI; todos ocupados
– Planície Litorânea: 26 leitos UTI; todos ocupados
– Vale do Rio Guaribas: 20 leitos UTI; todos ocupados
– Vale do Caninde: 10 leitos UTI; todos ocupados
– Vales dos Rios Piaui e Itaueiras: 20 leitos UTI; todos ocupados
– Serra da Capivara: 20 leitos UTI; todos ocupados
– Chapada das Mangabeiras: 8 leitos UTI; todos ocupados
Fonte: Sesapi
HOSPITAIS
Ao analisar a situação de cada hospital de referência para Covid-19, o boletim destaca 100% de ocupação das UTIs nas seguintes unidades hospitalares:
Hospital Regional de Bom Jesus (Bom Jesus), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Regional Sen. Candido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital da Policia Militar Dirceu Arcoverde (Teresina), Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella (Teresina), Hospital de Terapia Intensiva (Teresina), Hospital Geral do Monte Castelo (Teresina), Hospital Getúlio Vargas (Teresina) e Hospital São Paulo (Teresina).

Fonte: Sesapi

Leitos
Confira o gráfico de ocupação dos leitos clínicos, de UTI e de estabilização nos últimos dias.

Fonte: Sesapi

Por | Carlienne Carpaso
Cidadeverde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *