CRM pede suspensão de festas de final de ano devido a nova variante ômicron

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) voltou a se posicionar, nesta segunda-feira (29/11), contra as festividades de final de ano e o Carnaval no estado devido à nova variante ômicron e a quantidade de pessoas não vacinadas no Piauí.

“Essa variante que surgiu na África é altamente transmissível. Devemos tomar a medida cautelar de não liberar eventos que causem aglomerações e a disseminação da doença”, afirmou Antonio de Deus Filho, conselheiro do CRM-PI.

Ainda não há nenhum caso da variante confirmado no Brasil. No entanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou que um brasileiro que teve passagem pela África testou positivo para Covid-19.

Representantes da Saúde do Piauí estão em Brasília (DF), desde domingo (28/11), para debater formas de evitar a entrada da nova variante no estado.

“Fomos chamados para discutir e ouvir as novas recomendações. A OMS está pedindo um tempo quanto a essa nova variante. Ela é gerada dentro do próprio genoma que é captado pela vacina. Por isso a preocupação”, informou Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia do estado.

Redobrar cuidados 

O CRM-PI defende que os cuidados com o coronavírus sejam redobrados neste período. Além disso, é preciso aumentar consideravelmente o número de vacinados no estado.

“Temos um número muito grande, inclusive de piauienses, de pessoas que não tomaram a segunda dose. A vacina só é consignada como eficaz a partir da segunda dose”, completou Antonio de Deus Filho.

Brasil fecha fronteiras

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, utilizou as redes sociais para informar que o Governo Federal seguirá a orientação da Anvisa e fechará as fronteiras aéreas com países africanos com surto da ômicron.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter.

Por Nataniel Lima/Cidade Verde

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *