Depois da Volkswagen, GM vai suspender produção de carros

Montadora vai interromper contratos de trabalho de 1,2 mil funcionários

A General Motors (GM) pode ficar até dez meses sem produzir carros na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A partir de 3 de julho, tem início um layoff — suspensão nos contratos de trabalho — de cerca de 1,2 mil funcionários. O período pode ser prorrogado por outros cinco meses.

Na unidade, considerada “deficitária”, são produzidos o SUV Trailblazer e a picape S10, cotados para a ganhar novas gerações.

“A GM informa que está negociando com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos medidas para ajustar a produção à atual demanda do mercado, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio”, informou a empresa no começo de junho.

A montadora também paralisou por alguns dias a produção em Gravataí, no Rio Grande do Sul. A unidade é responsável pela montagem da linha Onix, um dos modelos mais vendidos do país nos últimos anos, mas que teve a montagem interrompida justamente no mês de descontos para carros promovido pelo governo federal.

Programa do governo para carros não decolou

Uma imagem do pátio da Volkswagen feita nesta semana chamou atenção dos internautas. O registro do helicóptero da TV Globo na quarta-feira 28, mostrou milhares de carros na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O registro foi feito um dia depois de a Volkswagen anunciar a suspensão das atividades em fábricas de todo o Brasil. A montadora alegou a “estagnação do mercado” como motivo para a paralisação.

A situação escancara que plano do governo Lula de aumentar os incentivos fiscais às montadoras de veículos não surtiu o efeito desejado. Mesmo com o despejo de cerca de R$ 500 milhões em benefícios para automóveis e comerciais leves, o resultado está aquém do esperado pelas fábricas.

De acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores, a média de junho até o último dia 19 é de 6,2 mil unidades vendidas por dia. O número, que inclui veículos leves e pesados, indica uma diminuição de 20%, na comparação com o mesmo período de maio.

Carros parados em pátio da Volkswagen em São Bernardo do Campo | Foto: Reprodução/TV Globo

 

Fonte: Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais