Diante do lixão a céu aberto, vereador Divino cobra do prefeito de Jaicós a construção do aterro sanitário

Durante sessão da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na manhã desta sexta-feira (6.mar), o vereador Divino Macêdo (PSB) chamou a atenção para um problema causado pelo lixão a céu aberto de Jaicós, localizado na estrada que dá acesso à localidade Flamengo, bem próximo ao bairro Nossa Senhora das Mercês.

O lixão é um local onde o lixo é descarregado diretamente no solo. Essa forma de descarte de resíduos é inadequada, uma vez que não há nenhuma proteção ao meio ambiente e não existe garantia de que ele não cause danos à saúde das pessoas. Além disso, esse depósito irregular de lixo acaba por ser utilizados como uma forma de obter renda pela população carente, o que a expõe a diversos riscos. O lixão, portanto, causa problemas ambientais, de saúde pública e sociais.

Lixão a céu aberto em Jaicós. Imagem: Noticiei

Diante desse quadro o vereador Divino Macêdo apresentou requerimento, que foi aprovado pelo pleno da casa, solicitando ao prefeito Neném de Edite a construção de um aterro sanitário no município.

“O município de Jaicós dispõe de um lixão sem nenhuma preparação anterior do solo e não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos o chorume que atrai substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.

Com a construção de um aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, este extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume”, justificou.

Vereador Divino Macêdo

Vereadores de oposição durante sessão desta sexta na Câmara de Jaicós:

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais