Doações de sangue caem 70% durante pandemia e Hemocentro de Picos convoca doadores

Doações estão sendo feitas por agendamento para evitar aglomerações.

Por Folhaatual

O período de pandemia do Coronavírus, onde as pessoas devem permanecer em quarentena para evitar contaminação pela doença, tem atingido diretamente a doação de bolsas de sangue. O Hemocentro Regional de Picos contabiliza nas últimas semanas uma redução de 70% no número de doações.

A assistente social que integra a equipe do Hemocentro de Picos, Valdenia Leite Barros da Silva, explicou que os doadores estão sendo convocados para que o estoque não sofra uma baixa crítica.

“Estamos convocando os doadores através de ligações, das redes sociais e realizamos o agendamento. Toda a equipe está sabendo da gravidade do problema e por isso estamos agindo para que o estoque nas geladeiras possa atender as transfusões solicitadas. Fazemos esse apelo à população que se for para sair de casa que seja por uma justa causa, para doar, afinal uma bolsa de sangue salva até quatro vidas”, frisou Valdenia Leite Barros da Silva.

A assistente social pontuou ainda que todas as medidas sanitárias estão sendo cumpridas para garantir segurança aos doadores e a equipe que está atuando.

Agendamento para doação

Nesse período de pandemia deve-se evitar aglomerações. Assim sendo, as doações de sangue estão sendo feitas através de agendamento. O doador que deseja fazer este ato de solidariedade e de amor ao próximo deve contatar (89) 3421 0704 e agendar sua doação.

Por enquanto através desse trabalho de agendamento ainda não passamos por nenhum momento crítico e continuamos convidando, convocando os doadores. Essa semana já teremos colaboração do 3º BEC e assim continuaremos buscando doações”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais