Destaques

Dois projetos de leis são aprovados e dois apresentados durante sessão da Câmara Patos do Piauí

Durante a sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada sábado (6.abr), o pleno da Casa aprovou por unanimidade dois projetos de leis de autoria do Poder Executivo.

O primeiro projeto aprovado foi o de nº 004/2024, que autoriza a Prefeitura de Patos a adquirir imóvel (terreno) para a ampliação da Unidade Básica de Saúde – UBS, localizada no povoado Cajueiro, zona rural, do município, no pelo valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais)

O segundo de nº 001/2024, autoriza a Prefeitura de Patos a adquirir imóvel (terreno) para o proejto de reforma da praça do povoado cajueiro, zona rural, do município.

Outros dois projetos de leis, também de autoria do Poder Executivo, foram apresentados.

O primeiro, dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do município de Patos do Piauí, para os eleitores convocados e nomeados que efetivamente trabalharem como mesários ou apoio logístico nas eleições político-partidárias, em plebiscitos e em referendos realizados pela Justiça Eleitoral do Piauí.

O segundo, institui a gratificação para o exercício de atividades em unidades escolares situadas em local de difícil acesso, farão jus, a uma gratificação mensal, durante o período de trabalho, desde que lotados na Secretaria Municipal de Educação e sejam efetivos.

Ambos seguiram para análises nas comissões permanentes da casa.

Na tribuna, vereadoras e vereadores se manifestaram sobre diversos assuntos.

A primeira  a falar foi a  vereadora Zuleide Costa (PP).

“Hoje, minhas palavras são poucas. Venho justificar a minha ausência na sessão passada, infelizmente não tive como estar presente.

Queria destacar aqui que eu ouvi o discurso de cada um, e deixar destacado também minha parabenização pela feira da Agricultura Familiar, um projeto muito bonito, que acompanhei pelas redes sociais e que isso continue, que vire tradição. Eu tenho um carinho especial pelo povoado Cajueiro. E também meus sentimentos aqui pela perda do avô do nosso presidente, deixar minhas condolências a todos os familiares de Seu Ozéas, como também do José Nilton.

E também falar das chuvas que está trazendo muitos transtornos pra a gente”.

O vereador Chico de Oséas (PP) iniciou agradecendo.

“Bom dia a todos! Agradecer a Deus por mais um dia, quero também justificar aqui a minha falta na última sessão, infelizmente eu não tive como comparecer.

Quero aqui parabenizar o vice-prefeito Luizinho pela iniciativa da Feira Cultural que foi realizada no nosso município, em especial, no nosso povoado Cajueiro”.

O vereador José Hélio o “Helim” (PP) após cumpritimentar a todos, iniciou seu pronunciamento.

“Agradecer a Deus por mais essa oportunidades. Falando sobre as chuvas, graças a Deus um bom inverno. Falar aqui das perdas, avô do nosso querido presidente, que Deus conforte a família.

Quero parabenizar o vice-prefeito de Patos, Luizinho, pela Feira da Agricultura Familiar, que seja a primeira de muitas.

Queria pedir aqui ao colega vereador Wilson, sei que está chovendo, mas para ter uma atenção do gestor nas ruas da Areia Branca, e ver também a questão do acesso das comportas, estive lá recentemente, apesar de estar chovendo, pelo menos fazer o roço.”

O vereador Wilson Vieira (PSD), iniciou respondendo ao colega que lhe antecedeu.

“Quero dizer ao colega vereador Helim, que a prefeitura está com uma equipe de limpeza permanente na zona urbana, por conta da demanda, ainda não conseguiu chegar na Areia Branca.

Dizer aqui que a Barragem do Poço do Marruá transbordando, trouxe alguns percalços, mas muito mais alegria e satisfação para a nossa população.

Passando dificuldade principalmente na região do Umbuzeiro, Poço do Boi, Saco da Ema, essas regiões tem dificuldade de passar por conta do volume da água do rio. Desde o início que as águas começaram a ficar altas, o prefeitura buscou o barco para passar a população, mas encontrou dificuldades, conseguiu resolver com o apoio do deputado Georgiano, do deputado Júlio César, agradecer a eles pelo empenho e apoio.”

Parabenizar mais uma vez, ao instituto Flor do Cajueiro, agradecer aqui pela parceria conosco, com a minha empresa.

Deixar aqui registrado meu sentimentos ao vereador Marlon, pela morte seu avô, Seu Ozéas, estendido a toda família. Também, o falecimento Dona Frutuosa Antônia da Costa, lá do morro da onça. Deixar meu sentimentos a eles.”

O vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD) começou felicitando.

“Parabenizar mais uma vez ao Instituto Flor do Cajueiro e prefeitura por fazer esse evento grandioso no povoado Cajueiro. Muita gente das cidades vizinhas veio participar, foi uma grande satisfação.

Quero dizer aqui das chuvas que realmente estão castigando várias estradas no nosso munícipio.

Deixar aqui meus sentimentos ao colega vereador Marlon pela perda de seu avô, Seu Ozéas e essas são minhas palavras.”

O vereador Cornélio Edmundo “(PSD), inicialmente agradeceu.

“Agradecer a Deus por mais um dia de estar aqui presente,  nesta casa e justificar aqui também a minha ausência na sessão passada, sai de viagem e cheguei, já tinha começado.

Também deixar as minhas condolências ao vereador Marlon pela perda do seu avô e ao demais familiares de seu Ozéas.

Parabenizar o Instituto flor do Cajueiro, é um bom incentivo para a agricultura do nosso município.

Também parabenizar o prefeito pelo esforço de conseguir o Corpo de Bombeiros para fazer essas travessias.”

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) inciou enaltecendo a Feira da Agricultura Familiar.

“Gostaria de iniciar aqui parabenizando o Instituto Flor do Cajueiro, na pessoa do vice-prefeito Luizinho, dizer que estive presente na feira, muita organização, foi muito boa e acima de tudo, foi uma festa tranquila.

A respeito da situação dos barcos para a travessia das pessoas que estão ilhadas, houve críticas de pessoas nas redes sociais e eu gostaria de enfatizar que em dois dias eu estive presente ajudando o prefeito em busca de alugar um barco, mas se fosse uma coisa que tivesse segurança, como eu falei nas redes sociais, são vidas, tem que ter responsabilidade. Tentamos alugar em várias cidades e não conseguimos, só achamos para comprar, um momento desse não tem como comprar, é só para alugar e o prefeito recorreu ao deputado Georgiano, e como sempre, o deputado atuante, de responsabilidade, que nunca nos deixa na mão, resolveu esse problema que estávamos tendo.

Gostaria aqui de deixar meus parabéns ao prefeito pelo empenho e parabenizar ao deputado Georgiano pela garra, pela força e sempre estar junto com o povo de Patos. Na hora que ele entrou em contato, uns 20min após, logo o Corpo de Bombeiros já entrou em contato com Joaquim Neto para dizer que logo estariam aqui. Então, só gratidão.

Gostaria de expressar aqui os meus sentimentos ao nosso presidente Marlon Costa pela perda de seu Ozéas. E deixar aqui também meus sentimentos a família de Frutuoso, pela perda de sua mãe e da mãe do vereador de Jacobina, Raimundo de Janjão.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (PSD) começou enaltecendo as ações do gestor municipal.

“Quero parabenizar o prefeito que agiu rápido para socorrer nossas necessidades no nosso município. Infelizmente a chuva que caiu está castigando nosso município. Também, quero aqui falar sobre a Feira da Agricultura, muito importante e que sirva de incentivo para nosso produtores.

Quero aqui também lamentar a perda do avô do nosso colega vereador, Marlon. E também de todas as pessoas que perderam seus entes queridos.”

O vereador e presidente da Casa, Marlon Costa (PSD) foi breve.

“Quero aqui a gradecer a cada um que me redirecionou com a palavra de apoio e todos que compareceram e me mandaram mensagem pela morte do meu avô. Uma hora difícil na vida da gente. Que Deus o tenha e que tenha um bom descanso.

Quer aqui falar das estradas… Muita estrada ruim por causa da chuva e roço também, muita estrada fechada. Lá na região do Cajueiro já está iniciando o roço como em algumas localidades.

Quero aqui deixar meu parabéns a todos os envolvidos na travessia do rio, o prefeito Joaquim Neto sempre estar trabalhando em prol do município e deixar os parabéns aos nossos deputados pelo empenho, não só nós, mas toda a população agradece.”

Fonte: Portal Saiba Mais  


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais