Geral

PIX bate recorde com 200 mi de transações em um dia, e BC anuncia novidades

O PIX tem se destacado como o principal instrumento do mercado financeiro, superando até mesmo o uso do cartão de crédito

O Banco Central anunciou que as transações via PIX atingiram um novo pico na última sexta-feira (5), registrando um total de 201,6 milhões de operações em apenas 24 horas. Esse número supera o recorde anterior de 178,7 milhões de transações em 6 de março de 2024.

Apesar do recorde, o dia foi marcado por instabilidades nos acessos dos clientes aos sistemas bancários. No entanto, o BC assegurou que o serviço estava funcionando normalmente, atribuindo os números recordes à forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, lançado em novembro de 2020.

O PIX tem se destacado como o principal instrumento do mercado financeiro, representando 29% de todas as transações em 2022, superando até mesmo o uso do cartão de crédito. Em 2023, as transferências e pagamentos via PIX totalizaram R$ 17,18 trilhões.

Previsto para lançamento em 28 de outubro deste ano, o BC planeja introduzir uma nova funcionalidade para o PIX: o Pix Automático. Essa modalidade permitirá que os clientes programem pagamentos prévios para empresas, oferecendo conveniência e facilidade para contas de água, luz, escolas, faculdades e outros serviços. Além disso, o Pix Agendado Recorrente também se tornará obrigatório a partir de outubro de 2024, ampliando as opções de pagamento para mesadas, doações, aluguéis e prestação de serviços entre pessoas físicas.

Fonte: Meionews.com


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais