Em Picos, 81 casos de violência contra idosos são registrados em 2022

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre violência contra o idoso, conhecido por “Junho Violeta”. Em Picos, de janeiro à maio de 2022, 81 pessoas foram vítimas de violência, sobretudo agressão física.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Zacarias Teixeira, destacou que o índice de violência pode ser ainda maior, pois muitos casos acontecem e não são denunciados.

“Sabemos que esses números são maiores, há muita omissão e as pessoas não fazem a denúncia. Existem também os crimes financeiros, onde retém o cartão do aposentado e fazem os empréstimos. As denúncias não acontecem porque esse tipo de situação acontece dentro de casa”, explicou o presidente.

O assessor técnico da Secretaria de Cultura, Lincon Rodrigues, destacou a importância da Campanha “Junho Violeta” para conscientizar a sociedade sobre as violências praticadas contra o idoso.

“Essa campanha tem por objetivo chamar a atenção para identificar os tipos de violência que o idoso sofre, como física, psicológica, violência patrimonial”, disse o assessor.

No Piauí, segundo dados do Disque 100 foram registrados 2.000 casos de violência contra a pessoa idosa. Para denunciar esse tipo de crime, a população pode acionar o Disque 100 e os canais CRAS, CREAS, Delegacia de Polícia Civil, entre outras instituições que compõem a rede de proteção.

Fonte: Cidade Verde

 

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *