Em Teresina, Guarda Municipal interdita Lojas Americanas por descumprirem decreto

A Guarda Municipal interditou, na manhã desta terça-feira (31/03), três unidades das Lojas Americanas, em Teresina.

A ação faz cumprir determinação imposta em decreto do município para a suspensão das atividades comerciais não essenciais, em razão da epidemia de Covid-19.

Segundo a Guarda Municipal, os estabelecimentos já tinham sido notificados de que não se enquadram nas exceções previstas pelo decreto. A rede não tem alvará de supermercado ou farmácia, portanto deve permanecer fechada enquanto durar o estado de calamidade.

Diante de diversas denúncias de descumprimento do decreto, a guarda tem intensificado as ações de fiscalização nos bairros e no Centro comercial.

O secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), acompanha a fiscalização e tem orientado comerciantes sobre as determinações da prefeitura.

“A Guarda Municipal já havia comparecido às lojas Americanas para notificar e agora foram interditadas as três lojas. É a medida mais enérgica para essa situação”, explica Samuel.

O decreto municipal determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais. O decreto estabelece, ainda, que fica permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais.  

Até que seja assinado um novo decreto revogando as medidas da quarentena em Teresina, o comércio no centro, shoppings e nos bairros devem permanecer fechadas. 

cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

 

Fonte: 180graus

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *