Escondida em carga de milho, cocaína apreendida no Piauí é a maior do país neste ano

A apreensão de 675 tabletes de cocaína e 100 tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína, avaliada em R$ 133 milhões, na cidade de Santo Antônio de Lisboa, é considerada a maior do país neste ano, informou a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI).

O superintendente da PRF-PI, Bruno Dias, afirmou que a apreensão dessa quantidade de drogas é considerada incomum, pois normalmente ocorre em regiões de fronteira do país.

“É um resultado que é muito gratificante para a gente. É uma apreensão que é incomum no Piauí, até pela própria característica do tráfico de drogas, essas apreensões que, com uma quantidade tão grande, elas costumam ocorrer mais na região de fronteira do país e depois que a droga entra, ela é pulverizada entre os estados. Então é uma apreensão muito relevante. Só essa apreensão corresponde a praticamente três vezes o que a gente apreendeu o ano passado inteiro falando de cocaína. E a nível de Brasil, a PRF esse ano já retirou 12,5 toneladas de cocaína em circulação. E essa é a maior apreensão da PRF no Brasil nesse ano de 2024. Então é um número muito relevante, muito expressivo. Eu não posso deixar de destacar também a colaboração da Polícia Militar que participou da abordagem muito importante dessa integração”, destacou o superintende.

Fotos: Valéria Noronha/TV Cidadeverde

A PRF e a PM realizaram uma abordagem no domingo (5) a um caminhão que transportava milho. No veículo estavam dois homens, um de 36 anos e outro de 32 anos.

“A gente abordou o veículo próximo a Santa Antônio de Lisboa. Começamos a realizar uma entrevista deles e já vimos que os ocupantes tinham passagem na polícia. Um por porte ilegal de arma de fogo e um por posse de drogas. Na entrevista eles demonstravam um nervosismo incomum, um nervosismo exagerado. Mãos tremulas, sudorese intensa. Isso levou a gente a uma suspeita maior. Acabamos levando o veículo lá para o posto de Picos. Lá encontramos o motorista com pinos de cocaína. Ele falou que aqueles pinos de cocaína eram para revenda. Uma quantidade pequena, mas eram vários pinos que ele revendia para caminhoneiros. E aí a gente resolveu aprofundar essa fiscalização minuciosa do veículo”, explicou o inspetor Danilo Teive.

Foto: Bartolomeu Almeida

Bruno Dias e Danilo Teive

A droga foi encontrada escondida dentro da carga de milho. “Esse veículo carregava milho a granel, o milho solto. E para dificultar o encontro dos ilícitos, eles colocam as caixas lá no fundo da carroceria e o milho cobrindo por cima. Ou seja, a gente teve que entrar, chuchar, que é o termo que a gente usa com o ferro, para poder ver onde é que estava, e localizar a droga.  Obtivemos êxito, encontramos esta quantidade, 675 tablets de cocaína, com 100 tablets de pasta base”, destacou o inspetor.

A droga vinha da cidade de Sinop, no Mato Grosso, para Russas, no Ceará. Os dois homens foram presos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Teresina.

Fontre: Bárbara Rodrigues e Bartolomeu Almeida/Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais