Especialistas monitoram tremores que atingiram cidade do Piauí; fenômeno também foi registrado no Ceará

Tremores foram registrados em São João da Fronteira (PI) e Irauçuba, no Ceará, divisa com o estado piauiense.

Especialistas estão monitorando tremores que atingiram a cidade de São João da Fronteira, a 236 km de Teresina. Segundo o professor de geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Monte, o fenômeno que provocou isso é comum na região Nordeste.

“É importante falar que isso é muito comum, no nordeste brasileiro, tem acontecido bastante. Antes de acontecer em São João da Fronteira, também aconteceu em Canindé, no Ceará, e isso tudo está relacionado a uma acomodação da crosta terrestre”, explicou o professor.

Os tremores também foram sentidos na cidade de Irauçuba, no Ceará, divisa com o Piauí. De acordo com o professor Lucas, isso acontece porque todo o terreno, o substrato do solo terrestre da região Nordeste do país possui grandes forças geológicas.

“É como se fosse um terreno oco embaixo da crosta terrestre e quando acontece qualquer tipo de vibração extrema, essa crosta terrestre pode acabar se acomodando e alguns blocos rochosos se soltam provocando todos esses tremores”, explicou.

Essas vibrações podem ser por causas naturais ou antrópicas, pela ação humana. As falhas geológicas formadas ao longo de milhões de anos, segundo Lucas, se interferidas pela ação humana podem provocar grandes estragos.

“Eu cito como exemplo, além do Piauí e Ceará, o estado de Alagoas. Na cidade de Maceió, bairros inteiros estão sendo esvaziados porque uma empresa fez um trabalho de escavação para extrair um produto específico e eles acabaram mexendo no substrato geológico da cidade, e por conta disso algumas casas tiveram que ser esvaziadas devido ao risco de afundar”, contou o professor.

De acordo com pesquisadores, esses abalos sísmicos são difíceis de acontecer no Brasil, já que o país está localizado no centro de uma placa tectônica. Contudo, tremores relacionados à acomodação da crosta terrestre, principalmente no Nordeste, podem ocorrer, principalmente se forem provocados por ações antrópicas.

Por TV Clube, g1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais