Estudante de São julião vence concurso da Câmara dos Deputados

Carmo dos Santos Sousa, 17 anos, é egresso da Unidade Escolar Aprígio Pereira

O estudante Carmo dos Santos Sousa, 17 anos, egresso da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, de São Julião, venceu uma competição nacional que tinha como tema a Lei Maria da Penha. O jovem está entre os vencedores nacionais e foi o grande vencedor da região Nordeste na 7ª Edição do Concurso de Vídeos Curtos da Câmara dos Deputados. A iniciativa foi realizada por meio da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados que, desde 2012, em convênio com o Banco Mundial, realiza o Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha, já tendo premiado criações artísticas em diversos formatos, como filmes, canções, fotografias e ilustrações.

O concurso teve como objetivo incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre jovens de diferentes comunidades e grupos sociais por meio da seleção de vídeos curtos, produzidos por alunos de escolas públicas e privadas na faixa etária de 14 a 18 anos, referentes à comemoração do 13º Aniversário da Lei Maria da Penha, com o tema: “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso”.

O resultado foi divulgado na última segunda-feira (10) e foi comemorado por Carmo Santos e todos de sua escola. “Para o vídeo, decidi colher o depoimento anônimo de uma mulher que passou e superou um relacionamento abusivo. Com o apoio da coordenadora Lídia Carvalho, nós retratamos também a importância do estudo e da independência econômica, já que a dependência financeira ainda é um dos principais motivos para que mulheres se sujeitem a permanecer nesses tipos de relacionamentos que não são saudáveis”, enfatizou o estudante.

O vídeo de Carmo dos Santos Sousa obteve 965 votos. No próximo mês de março, o jovem e sua coordenadora Lídia Carvalho irão a Brasília receber o prêmio, além de smartphones, tablets, cursos e workshops gratuitos.

Carmo Santos também comemora sua aprovação recente para o curso de Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Fico muito feliz por ter a possibilidade de representar a região Nordeste e poder levar a mensagem do vídeo adiante. Agradeço à minha coordenadora Lídia Carvalho por acreditar e me ajudar em todas as coisas que eu inventei nesses anos, assim como agradeço a todos que curtiram e divulgaram o meu vídeo”, finaliza o jovem.

CCOM PI

Compartilhe:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *