Fiscais ambientais vistoriam acondicionamento de lixo no Hospital Regional de Picos

Na manhã desta terça-feira (01) fiscais e educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos realizaram uma vistoria no espaço de acondicionamento dos resíduos sólidos do Hospital Regional Justino Luz. A pasta foi acionada através de denúncia realizada pela Secretaria de Serviços Públicos em razão da mistura de lixo hospitalar com lixo comum, este recolhido pelo município.

RELACIONADA

Vídeos mostram lixo hospitalar sendo descartado com lixo comum em hospital de Picos

Após a situação se repetir por duas vezes num intervalo de sete dias, a empresa coletora suspendeu temporiariamente o serviço até que a situação fosse resolvida e não oferecesse risco aos garis.

O secretário de Serviços Públicos, Elesbão Monteiro, destacou que acionou os órgãos municipais competentes (Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Procuradoria)  para que a situação fosse fiscalizada, resolvida e o serviço retomado.

“Essa situação já aconteceu dois sábados seguidos e ligaram para a gente relatando que tinha lixo hospitalar misturado. Os garis se recusaram a recolher  e foi suspensa a coleta. Hoje estamos voltando a pegar o lixo, coleta que é feita de segunda a segunda, porque essa é uma situação que põe em risco a segurança dos coletores que podem se contaminar”, frisou.

Secretário Elesbão Monteiro

O educador e analista ambiental, Vilmar Santos Luz, explicou ao Cidadeverde.com/picos que durante a vistoria foi constatado acondicionamento incorreto dos resíduos, onde o lixo hospitalar estava próximo e misturado ao comum.

“Recebemos ontem a denúncia do lixo infectante que está sendo misturado com o lixo comum. A empresa coletora da Prefeitura ao recolher o lixo verificou o lixo infectante, então estamos aqui para verificar a veracidade do fato. Aqui percebemos que no acondicionamento do lixo, o lixo infectante é muito próximo do lixo comum, isso não é correto porque os garis podem acabar se confundindo, o qual é proibido por lei”, ressaltou.

Lixo hospitalar encontrado durante a fiscalização

Vilmar Luz ainda esclareceu que diante do que foi encontrado, a direção do Hospital Regional será notificada e medidas serão adotadas para que a situação não mais se repita.

“Vamos conversar com a direção, pedir que nos mostrem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, para ver o que ele diz, porque não é interessante que o acondicionamento do lixo seja dessa maneira. Ou o Plano está errado, ou o acondicionamento está em desacordo com o Plano. O Hospital vai ser notificado mais uma vez, talvez aplicar multa diária, multas já foram aplicadas anteriormente e o problema não foi resolvido”, concluiu.

Desde 2018, o Hospital Regional de Picos já foi notificado pelo descarte incorreto do lixo hospitalar. Na ocasião, a unidade de saúde foi multada, mas mesmo diante da penalidade, o problema se repete. Informação confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta segunda-feira (31) o problema ganhou notoriedade com a divulgação de vídeos mostrando o descarte irregular de resíduos.

Nota de esclarecimento

Sobre a situação, a assessoria de comunicação do Hospital Regional enviou uma nota de esclarecimento explicando que o fato isolado está sendo apurado e que os profissionais que atuam no setor estão passando por capacitação.

O Hospital Regional Justino Luz prontamente estabelece o compromisso de apuração dos fatos e de prestar os devidos esclarecimentos, assim como tomar providências sobre qualquer erro que, porventura, tenha sido de fato cometido.

A Coordenação de Gerenciamento de Resíduos junto com a Vigilância Sanitária está capacitando todos os seus colaboradores para que problemas semelhantes não voltem a acontecer.

O Hospital esclarece que a Coordenação de Resíduos Sólidos esteve em contato o setor de Coleta de Resíduos da Prefeitura de Picos esclarecendo o ocorrido para que, juntos, possam sanar o problema.

O hospital segue capacitando e orientado os profissionais e  fiscalizando ostensivamente, a fim de garantir a destinação correta desses resíduos.

O Justino Luz ressalta que o ocorrido foi um fato isolado e que as medidas cabíveis para solucionar o problema já foram tomadas. Ressaltando que as imagens colhidas pela emissora nesta terça-feira, 01 de agosto são do acúmulo de lixo por conta da recusa de recolhimento por parte do município.


Fonte: Paula Monize/Portal Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais