Gaúchos têm maior estátua de Jesus Cristo do mundo

O monumento fica em Encantado, cidade a 145 km de Porto Alegre, capital do Estado

Uma estátua do Cristo Protetor, com 37,5 metros de altura, foi parcialmente concluída na sexta-feira 22 em Encantado (RS). O município está a 145 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com os idealizadores, o monumento foi “projetado para ser o maior do mundo” em homenagem a Jesus Cristo, sem contar os pedestais — parte logo abaixo dos pés.

“Ainda faltam realizar obras de apoio em torno da escultura, como restaurante, sanitários e capela”, disse Artur Lopes de Sousa, supervisor geral de Obras, ao Jornal o Estado de S. Paulo. “Estamos fazendo aos poucos, pois dependemos de doações financeiras.” A construção começou em 2019, antes da pandemia ter início.

No Rio de Janeiro, a imagem do Cristo Redentor tem 30 metros de altura, sem contar o pedestal; e 38 metros, com todo a estrutura. A construção na cidade gaúcha tem 43,5 metros, incluindo todo o conjunto. O monumento em Encantado está no Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar. As visitas ocorrem aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Rafael Fontana, membro da Associação Amigos de Cristo (AAC) de Encantado, lista algumas pendências. “Temos de instalar os vidros e posteriormente o elevador de acesso ao coração”, afirmou.

O tíquete para conhecer a estátua de Encantado custa R$ 20 e inclui a visita guiada. Mas o acesso ao coração do monumento, onde o visitante terá uma vista panorâmica do Vale do Taquari, está prevista para começar apenas no início de agosto.

“O Cristo Protetor de Encantado é a união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários, que visam marcar a força da fé, da devoção e da gratidão de um povo, que venceu pelo trabalho”, informa a AAC em seu site.

As dimensões do Cristo de Encantado

Somando toda a estrutura, o monumento tem 43,5 metros de altura. São 6 metros de pedestal e 37,5 de estátua. A envergadura, medida entre as extremidades dos braços, atinge 39 metros. O peso é de quase 2 mil toneladas.

Por Revista Oeste

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.