Geddel e Lúcio Vieira são condenados por R$ 51 milhões em apartamento

Eles foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa

Em julgamento na tarde desta terça-feira (22), a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu condenar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Geddel, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa..

O processo está relacionado à investigação que levou à apreensão de cerca de R$ 51 milhões em dinheiro em um apartamento de Salvador.

Os ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin e Celso de Mello votaram pela condenação de Geddel e Lúcio pelos dois crimes. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pela condenação apenas pelo crime de lavagem de dinheiro.

Lewandowski e Mendes entenderam que a associação criminosa exige que a relação entre os investigados seja sustentada pelo fim específico de cometer crimes e, no caso dos Vieira Lima, essa relação estaria determinada em sua maior parte pelos laços familiares, e não por objetivos criminosos. Esta foi a quinta sessão da Segunda Turma do STF voltada ao julgamento do caso.

Nesse processo também foram denunciados pelos mesmos crimes a mãe de Geddel, Marluce Vieira Lima, um ex-assessor do deputado, Job Brandão, e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho, que vendeu cotas de empreendimentos imobiliários para os Vieira Lima.

O processo contra Marluce Vieira Lima foi desmembrado e remetido à primeira instância, e ainda não foi julgado.

Os ministros votaram de forma unânime pela absolvição de Job Brandão e de Luiz Fernando Costa Filho. Em seus votos, os ministros ainda não indicaram qual deverá ser a pena imposta a Geddel e a Lúcio. Isso só deverá ser discutido em uma próxima etapa do julgamento.

(Com informações: UOL

Divulgação-PF

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais