“Globo Repórter” aborda os impactos das mudanças climáticas no Piauí

Equipe de reportagem foi até o Delta do Parnaíba e a região que sofre com desertificação, em Gilbués

O programa “Globo Repórter”, da TV Globo, apresentou na edição desta sexta-feira (3) os impactos das mudanças climáticas em diferentes biomas do Brasil, dentro do contexto dos 30 anos da conferência do clima Rio-92, que já alertava para os riscos do aquecimento global no nosso planeta. As equipes do programa abordaram impactos dessas mudanças em biomas do Piauí, especialmente no Delta do Parnaíba, e na região de Gilbués, que passa por um processo conhecido como “desertificação”.

A equipe de reportagem apontou que no Delta do Parnaíba, duas espécies de aves migratórias que passam pelo Piauí podem estar em risco de extinção. Isso porque, com as mudanças climáticas, as ilhas e as áreas de mangue correm risco de desaparecer, e estes são os habitats onde elas pousam e se alimentam – essas aves, com a chegada do inverno, migram do Hemisfério Norte para o Brasil.

Revoada dos Guarás, no Delta do Parnaíba, pode estar ameaçada (Imagem: TV Globo)

“Se as alterações climáticas continuarem no ritmo que estão, pode haver uma diminuição na área de estuário, área de mangue, não só aqui, mas no mundo todo”, diz o biólogo Anderson Guzzi, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Na outra ponta do Piauí, em Gilbués, o problema é a desertificação. Um problema que já é antigo, mas que se aprofunda. A região que já foi muito afetada por práticas como mineração, o solo ficou deteriorado, e criou áreas fragilizadas para o cultivo de plantas ou outras ações. Com o solo deteriorado, e com a ocorrência de fortes chuvas com baixo espaço de tempo, vai formando crateras, e é o que é denominado de desertificação, de acordo com o Dalton Macambira, pesquisador da UFPI.

Gilbués sofre com o processo de desertificação (Imagem: TV Globo)

Assista o programa compleo no vídeo abaixo:

 

Por TV Globo/Piauí Hoje

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.