Guadalupe: Com 67% de seu volume útil, Chesf aumenta vazão em Boa Esperança

A Companhia ressalta a importância de se evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou, na terça-feira (02), a o aumento de vazão defluente do reservatório da Usina de Boa Esperança (PI), de 460 m³/s para 700 m ³/s. A nova vazão praticada se dá em virtude do aumento da incidência de chuvas na região e da necessidade de manter-se, no reservatório, um volume de espera para controle de cheias.

Atualmente, a bacia do Rio Parnaíba encontra-se em seu período chuvoso e o reservatório da Usina está com 67% de seu volume útil. A nova vazão deverá ser mantida até nova avaliação da Chesf e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e se dá em caráter preventivo, visando a mitigar possíveis impactos de elevação de vazões.

A Companhia ressalta a importância de se evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio.

A situação hidrológica da região, bem como de outras bacias hidrográficas com presença de Usinas da Empresa, está sendo constantemente monitorada e toda e qualquer alteração nas vazões praticadas serão devidamente informadas à sociedade.


Fonte: Com informações da Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *