I Festival de Sanfona de São João da Canabrava reúne sanfoneiros locais e regionais em uma noite de muito forró

O I Festival de Sanfona de São João da Canabrava reuniu na noite desta quinta-feira (15.jun) sanfoneiros, zabumbeiros, pandeiristas e triangueiros locais e regionais, em um grande evento com o palco montado na Avenida São João Batista.

O Dia do Sanfoneiro em São João da Canabrava foi instituido pela Municipal nº 374 de 12 de maio de 2023, passando a ser celebrado anualmente no dia 15 de junho.

O I Festival de Sanfona de São João da Canabrava teve como organizador o sanfoneiro José Francisco e  o Grupo de Sanfoneiros “Sanfona do Rei” e contou com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo.

O evento foi aberto com a “Sanfonada”, onde os sanfoneiros em passeata, cantado com acompanhamento de sanfona em carro de som, seguiram até o palco do festival.

O secretário municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo, Cláudio Roberto, agradeceu a presença de todos os sanfoneiros, do público presente, parabenizou o organizador do festival, José Franscisco e enalteceu o apoio fundamental do prefeito elson Silva para a realização do evento.

No palco o prefeito Elson Silva (MDB) acompanhou a abertura do I Festival de Sanfona de São João da Canabrava ao som de muito forró.

Fortemente associada a festas populares do Nordeste do país, a sanfona é um dos instrumentos musicais mais conhecidos da história. Desde seu formato rudimentar, surgido na antiga China, até os dias atuais, o objeto está presente em quase todas as tradições culturais do Brasil e do mundo. É justamente devido a essa pluralidade que ela é foi a grande protagonista do I Festival de Sanfona de São João da Canabrava, que recebeu nomes como Valdinar do Acordeon, Alvino Luz e Edson Sanfoneiro, artistas já consagrados no estado.

O pároco da Paróquia de São João Batista, em São João da Canabrava, Padre Paulo Henrique, subiu ao palco, enalteceu o festival e falou da sua importância para a cultura do município e cantou e canou o “Hino do Nordeste”, Asa Branca, que foi escrita em 1947 por dois compositores nordestinos, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Todas as imagens do festival

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais