Incêndio de grandes proporções destrói vegetação e atinge área do IFPI em Oeiras

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma mata no bairro Uberaba, na tarde de terça-feira (1º/09). Esta época do ano, é o período mais crítico de queimadas no estado. Os ventos fortes favorecem para que o fogo se alastre rapidamente.

As chamas logo se propagaram destruindo grande área de mata, chegando a propriedades privadas e ao terreno do IFPI, e bem próximo às suas instalações. Funcionários do IFPI e moradores do bairro Uberaba se uniram na tentativa de apagar as chamas. Ainda não se sabe como o fogo teria começado e nem a extensão da área queimada. As informações são do portal Mural da Vila.

Segundo o professor Sebastião Nascimento, diretor do IFPI, as chamas foram controladas em parte do terreno, mas logo em seguida surgiram novos focos no local, devido aos ventos.

Esse período sem chuvas faz com que a vegetação transpire mais, perca quantidade de água e acabe baixando a umidade da vegetação. Com a queda da umidade, há uma queda da umidade do ar também combinado com altas temperaturas e incidência dos ventos. Esses são os fatores principais para que grandes incêndios propaguem mais rápidos e fique mais difícil de serem controlados.

Além do incêndio no bairro Uberaba, outras regiões da cidade também registram queimadas, como os bairros Jurani e Oeiras Nova.

    Foto: Reprodução/Mural da Vila
    Foto: Reprodução/Mural da Vila
    Foto: Reprodução/Mural da Vila
    Foto: Reprodução/Mural da Vila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *