Incêndio destrói 7 mil hectares no Sul do Piauí e ameaça Parque da Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), existe a suspeita que o incêndio iniciou a partir de uma briga entre produtores rurais da região.

Um incêndio de grande proporção atinge há cinco dias a cidade de Canto do Buriti, a 409 km de Teresina, e já destruiu 7.232 mil hectares, segundo o Corpo de Bombeiros. As chamas avançaram nesta quarta-feira (23) e estão a 12 km do Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação de caatinga do planeta, com 1.02 milhão de hectares, onde viveram os animais da megafauna.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), existe a suspeita que o incêndio iniciou a partir de uma briga entre produtores rurais da região. O caso foi repassado para a Polícia Civil, que investiga a ação.

Incêndio destrói 7 mil hectares no Sul do Piauí e ameaça Parque da Serra das Confusões — Foto: Reprodução

Incêndio destrói 7 mil hectares no Sul do Piauí e ameaça Parque da Serra das Confusões — Foto: Reprodução

Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado ao município para combater as chamas que chegam à Fazenda Santa Clara. O gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública, coronel Gomes, explicou as formas com que a aeronave pode atuar em incêndios.

“O helicóptero pode atuar diretamente no combate ao incêndio com o sistema que acoplamos na aeronave, e também no transporte de brigadistas para locais de difícil acesso. Além disso, ele serve para que a equipe que esteja coordenando os trabalhos tenha um visão ampla da área”, pontuou o coronel.

Parque Nacional da Serra das Confusões

Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí — Foto:  Andrê Nascimento/ g1 Piauí

Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí

O Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em 1998, e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É o maior parque do Piauí e da região Nordeste do Brasil, com mais 823 mil hectares, dos quais apenas 3% foram explorados.

O parque fica numa área preservada que integra o território de 12 municípios piauienses.

Canal de atendimento

A secretaria disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso. Segundo Dênio Marinho, diretor de fiscalização da Semarh, o canal foi lançado para um controle dos grandes focos de incêndios – comuns nessa época do ano – e para conter as ações criminosas que chegam a 90%.

“Nós temos dados estatísticos que 90% dos focos de incêndio, todos são causados pela ação humana e nós estamos padecendo muito, principalmente na região sul do estado”, afirmou.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693


Fonte: g1 PI


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais