Jaicós: aluna Vitória do Francisco Crisanto recebe prêmio da etapa estadual do projeto MPT na Escola

A aluna Vitória de Macêdo Guerra,  13 anos, do 5º ano da Escola Municipal Francisco Crisanto da cidade de Jaicós, venceu o concurso “MPT na Escola” com o tema Trabalho Infantil. Ela concorreu na categoria música.

A solenidade de entrega da premiação aconteceu na manhã desta terça-feira (13.set) na própria escola onde Vitória estuda e contou com a presença da Procuradora do Trabalho, titular da Coordinfância no Estado do Piauí e também coordenadora estadual do MPT na Escola, Dra. Natália e Silva Azevedo; secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua o “Tontonho”; Júlio Luz da Procuradoria do Trabalho em Picos; Alexandre Borges, técnico do MPT; coordenadora local do MPT na Escola, Rosângela Santana; diretora da escola, Josefa Reis; coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Vanda Reis e Aparecida Carvalho; Gerente Pedagógica, Luzia Isabel; presidente do CMDCA, Jaissa Freitas; Júnior do Conselho Tutelar; Félix, professor do 5º ano e orientador da aluna Vitória; Josie Cristiny, assistente social; Noela Dias, coordenadora da escola; professoras: Glaucy, Arlene, Luciana, Lílian Lopes, Lílian Oliveira, Gisely e Maria.

A Procuradora do Trabalho, Dra. Natália e Silva Azevedo, falou da satisfação de estar no município.

“É uma alegria muito grande estar aqui hoje, no município de Jaicós, nesse momento tão especial que é a entrega do prêmio para a primeira colocada na categoria música do nosso projeto MPT na Escola. o MPT na escola é um projeto que é feito em âmbito nacional. Neste ano de 2022 todos os municípios foram selecionados, de Norte a Sul do país”, e falou sobre a vencedora  “Vitória, você que é a grande homenageada do dia. Nós já escrevemos o seu trabalho para participar da etapa nacional. Então, quem sabe teremos mais uma premiação aqui para o nosso estado, através do trabalho da querida Vitória. No caso a música vai ter a competição em âmbito nacional e o resultado será divulgado no dia da criança, dia 12 de outubro. E os campeões irão a Brasília em dezembro para participar da solenidade”, informou.

O secretário municipal de Educação Antônio de Pádua o “Tontonho” falou sobre o projeto e parabenizou os envolvidos.

“Quando nós fomos contactados no dia 05 de novembro de 2021 por meio de um ofício, de imediato abraçamos a causa, porque é uma causa de grande importância a Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Tendo em vista que nós temos hoje um Brasil de proporções enormes em área territorial e para que o trabalho, para que a erradicação do trabalho infantil seja feita, acredito que nós estamos começando no local correto que é a escola. Então, eu quero aqui aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos da escola, em nome da professora Zefinha, ao professor Félix, em nome dos demais colegas professores e em especial a aluna Vitória.”

A coordenadora local do MPT na Escola, Rosângela Santana, discorreu sobre a entrega da premiação.

“Este é um momento especial e a Vitória é uma aluna dedicada, merecedora desta premiação. Aproveito para parabenizar ao professor Félix, a Noela, Josefa Reis e a toda a escola. É com grande satisfação que estamos recebendo esta prêmio e só a agradecer ao MPT pela iniciativa de levar até as escolas uma discussão tão importante. Finalizando agradecendo ao nosso secretário de Educação que deu as condições necessárias para a execução das ações do projeto, ações essas que levou ao desenvolvimento de habilidades e competências no combate ao trabalho infantil”, enfatizou.

Após os pronunciamentos, Vitória cantou a música de sua autoria que foi a vencedora da etapa estadual do concurso MPT na Escola.

 

A Procuradora do Trabalho, Dra. Natália e Silva Azevedo, entregou um Tablet e uma medalha para aluna Vitória.

Para a escola a procuradora entregou um Notebook.

Félix,  professor do 5º ano e orientador da aluna Vitória, recebeu uma medalha.

O secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua o “Tontonho” entregou em nome do prefeito Neném de Edite, um kit para a aluna Vitória, vencedora da etapa estadual do projeto MPT na Escola.

A diretora da Escola Municipal Francisco Crisanto, Josefa Reis, entregou uma lembrança especial a aluna Vitória.

Esbanjando alegria e ainda emocionada com a premiação, Vitória falou sobre a composição da música.

“Eu tinha que fazer esse trabalho da escola, que era criar uma música sobre Trabalho Infantil, aí eu comecei a criar. Veio na minha mente a letra da música, comecei, fiz e entreguei para o professor. Quando saiu o resultado aqui no município, que eu venci, chorei muito na hora, fiquei muito feliz. O mesmo aconteceu quando venci na etapa estadual”, confidenciou.

Dona de uma bela voz suave e com presença de palco, Vitória disse que faz composições e canta desde os oito anos “canto tudo, forró, gospel, piseiro e outros ritmos.”

Abaixo, Vitória com os pais, Marcos e Flaviana, que acompanharam a filha na entrega da premiação.

Todas as imagens:

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais